X

Santo André realiza segunda fase de curso de tiro defensivo para guardas

Método Giraldi é aplicado desde abril; aulas serão realizadas nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24)

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Santo André continuará a ministrar nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), das 8h às 15h, a segunda parte do curso de Tiro Defensivo na Preservação da Vida Método Giraldi. Desta vez, os 31 guardas que estão realizando o treinamento passarão por situações semelhantes às reais em uma PPI (Pista Policial de Instrução) montada no Centro de Formação da Guarda, na Vila Linda.
O enfoque principal do curso é a preservação e a proteção da vida de pessoas inocentes contra os disparos de arma de fogo. Na instrução, os alvos são de papelão, com formato humano. “Esta fase é a mais perfeita forma de instruir o guarda no uso de sua arma de fogo para servir e proteger a sociedade e a si próprio”, explicou o comandante da GCM, Edson Lima de Oliveira, responsável pela coordenação do curso.
Segundo o método, o agente deve fazer tudo o que for possível para resolver o conflito sem uso da força, sem tiros, sem bombas, sem invasões, sem colocar em risco a vida e a integridade física dos inocentes. Durante a segunda parte do curso, serão usados simulacros (reprodução) de arma. O aluno também aprenderá a negociar, verbalizar, gerenciar crises e atuar com proteção e segurança.
Metodologia – A técnica Giraldi já existe há mais de 30 anos. Para desenvolvê-la, o coronel da reserva da Polícia Militar Nilson Giraldi valeu-se de décadas de experiência policial e de tiro. Ouviu centenas de depoimentos de policiais que estiveram envolvidos em confrontos armados, principalmente dos que foram feridos. Analisou centenas de ocorrências policiais com mortes e entrevistou centenas de policiais que foram processados, condenados, afastados do convívio de suas famílias e da sociedade em virtude do uso incorreto das suas armas de fogo.
Além disso, o militar analisou a forma da atuação armada de centenas de agressores da sociedade. Também contou com o acompanhamento de médicos, psicólogos, psiquiatras e parapsicólogos, que auxiliaram a analisar o comportamento humano, e o que ocorre no campo físico e psíquico do indivíduo quando, repentinamente, se vê envolvido num confronto armado. Passou a trabalhar com a mente humana, quando começou a ensinar e aplicar o método.
O curso de Tiro Defensivo na Preservação da Vida Método Giraldi é reconhecido internacionalmente pelo Comitê da Cruz Vermelha, Organização das Nações Unidas e recomendado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. Nele, o agente treina em um nível mais próximo da realidade (em ocorrências simuladas), almejando solucionar a ocorrência com a verbalização (negociação) e destaca a importância do domínio na atuação armada, bem como protege sua própria vida, a da vítima e a do agressor, visando sempre à preservação da vida e deixando o uso letal da força como último recurso.

Serviço

Segunda fase do curso de tiro defensivo para a GCM
Data: dias 23 e 24, das 8h às 15h
Local: Centro de Formação da GCM (Rua Bragança, 141, Vila Linda, Santo André)

Imprensa:

This website uses cookies.