X

Cecape entra no clima da brincadeira em São Caetano

Brinquedos simples fizeram a alegria das crianças. (Foto: Robson de Almeida/PMSCS)

O Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns, de São Caetano do Sul, transformou-se em uma grande roda de brincadeiras na última quarta-feira (22/05), quando crianças da Educação Infantil da cidade se apropriaram do espaço de cursos, geralmente relacionado aos adultos, para comemorar a 1ª edição da Semana do Brincar de São Caetano – dia 28 de maio é o Dia Internacional do Brincar. O objetivo do evento foi reforçar a importância das brincadeiras como ferramenta de aprendizado e valorização da infância.
O diretor do Cecape, André Stábile, abriu a programação especial comemorando a presença dos pequenos estudantes no espaço de capacitação. “As crianças iluminam os locais por onde passam. Estamos muito felizes por receber tantas luzes hoje no Cecape. Nós nunca esqueceremos este dia: o Cecape é também a casa das crianças”. Stábile elogiou o empenho das formadoras da Educação Infantil para o sucesso do evento – elas inclusive entraram no clima da festa, vestindo fantasias e participando das brincadeiras.
Marcaram presença na 1ª Semana do Brincar de São Caetano alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Fortunato Ricci, da Escola Municipal Integrada (EMI) Fernando Pessoa e da Creche Zilda Natel. A primeira atividade do dia foi a apresentação do arte-educador Gesiel de Oliveira, da Secretaria de Cultura, que tocou cantigas tradicionais. Animados, muitos estudantes tiveram a chance de subir ao palco para cantar com o artista, enquanto os coleguinhas dançavam e acompanhavam as músicas no auditório.
Após o show, a garotada se espalhou pelo Centro de Capacitação, dividindo-se entre as muitas brincadeiras lúdicas preparadas pelas formadoras do Cecape e o pessoal do Programa Mesa Educadora. “Nós queremos conscientizar as pessoas para a importância do brincar. Isso é muito mais do que uma simples distração para essa faixa etária, é parte fundamental do seu desenvolvimento. Brincar é coisa séria”, destacou a formadora Evanise Juarez, uma das responsáveis pela ação.
“Hoje em dia muitas crianças não brincam, mas têm Ipad e celular. Precisamos estimular a brincadeira, direcionar os alunos para esta ação lúdica tão importante para uma infância saudável. É durante o brincar que nós descobrimos muito sobre elas”, avaliou Evanise. A proposta da equipe de Educação Infantil do Cecape é tornar a iniciativa mensal, sempre convidando novas escolas infantis.
Imprensa:

This website uses cookies.