X

Brasil Alfabetizado abre inscrições em Santo André

Realizado em parceria com governo federal, programa resgata autoestima dos alunos e colabora com os planos da cidade para combater o analfabetismo

Objetivo do programa é atingir quem ficou muito tempo fora da escola ou nunca estudou (Diego Alves/PSA)

Santo André está investindo pesado para acabar com o índice de 2,35% de analfabetos na cidade. Apesar de estar abaixo das médias estadual (4,8%) e nacional (8,6%), segundo dados do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), o número preocupa o governo andreense porque representa mais de 16 mil pessoas no município, que atualmente abriga cerca de 680 mil habitantes. Uma das ações implementadas pela Administração para combater o problema é o Programa Brasil Alfabetizado, que está com inscrições abertas até o dia 7 de junho em mais de 50 espaços municipais.
O programa, realizado em parceria com o governo federal, tem como objetivo alcançar justamente a parte da população que mora nas regiões mais distantes do centro, utilizando locais cedidos pelas entidades parceiras da Prefeitura nesta tarefa. Com isso, o Brasil Alfabetizado pretende chegar também à população que não se sente à vontade para se matricular nas escolas, por conta de ter ficado anos fora do sistema de ensino, ou mesmo por nunca ter tido possibilidade de frequentar um colégio.
A faixa etária mais atingida pelo problema do analfabetismo está acima de 60 anos. Em Santo André são 8.226 pessoas nesta condição, ou seja, mais da metade do total de analfabetos. Na outra ponta estão os jovens com idade entre 15 e 29 anos no total, são 1.3 mil moradores nesta faixa que não sabem ler nem escrever.
Por isso, segundo a gerente de projetos educacionais do Departamento de Educação de Jovens e Adultos, Neusa Sampaio Soares, a proposta do programa vai além da alfabetização, ao buscar despertar no aluno a consciência de seus direitos, sua cidadania, a elevação de sua autoestima, além de a possibilidade de continuar os estudos, na perspectiva do direito de todos à Educação ao longo da vida. “Dessa forma, os alunos alfabetizados com a iniciativa são encaminhados para dar andamento aos estudos nas salas do EJA”, explica Neusa.
Para enfrentar o problema do analfabetismo, o município também foca nas turmas do EJA, cujas aulas acontecem em 31 unidades da rede municipal. A cidade também aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que vai garantir que crianças com até 8 anos dominem leitura e operações matemáticas

Formato do Programa

As aulas do Brasil Alfabetizado são ministradas por alfabetizadores que, ao longo do ciclo, passam por um processo de formação continuada e acompanhamento pedagógico. “Os educadores do Programa Brasil Alfabetizado são, em grande parte, moradores dos bairros onde estão localizados as salas de alfabetização, onde tem participação importante como lideranças comunitárias, além do forte vínculo com as Entidades que cedem espaço para o funcionamento do Programa”, acrescenta Neusa.
Os alunos recebem material didático e lanche fornecido pelo programa. Para participar, é preciso ter 18 anos ou mais e morar em Santo André. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4468-4301.

Imprensa:

This website uses cookies.