A relação da hipnose com fenômenos paranormais e extra sensoriais vem sendo estudada há séculos.
Por volta do ano 1784 o Marquês de Puységur, induzindo seus pacientes a um transe profundo foi capaz de perceber sinais de clarividência e hiperestesia em alguns indivíduos. Durante o transe profundo pela clarividência alguns dos seus pacientes conseguiam enxergar com os olhos fechados e eram capazes de saber o que se passava em lugares distantes. Pela hiperestesia alguns hipnotizados, de mãos dadas com voluntário eram capazes de saber o que eles pensavam e sentiam.
Gassner, um Padre Católico que viveu de 1727 a 1779 no sul da Alemanha, foi um famoso padre hipnólogo, fazia trabalhos espirituais e entre tantos feitos, levava seus pacientes em transe a falar frases em latim, uma língua que era totalmente desconhecida para eles.
Diz a história que os sacerdotes dos Templos de Ísis, já usavam este estado modificado de consciência que hoje conhecemos por hipnose, para produzir fenômenos de vidência e telepatia.
A experiência de muitos hipnólogos comprovou que a hipnose favoreceu em muitos casos a percepção extra sensorial.
Em minhas pesquisas venho observando um aumento considerável na capacidade de concentração e memória da maioria dos indivíduos durante o transe hipnótico e depois dele, e pude presenciar em um caso especial a transferência e a percepção de sensações físicas entre dois indivíduos, sem contato físico, durante o transe. (Vagner Melo)
Muitas pessoas em várias épocas, pertencentes a religiões diferentes em vários locais do mundo já vivenciaram experiências extra sensoriais ou fenômenos paranormais. O homem sempre impressionado com o que não conseguia entender buscou explicações religiosas e cientificas para suas experiências. Apesar de muitos fenômenos sobrenaturais não terem comprovação cientifica ainda, negar a existência de fenômenos paranormais e extra sensoriais não faz eles deixarem de acontecer. Nem tudo cabe em uma explicação lógica, porém o poder do inconsciente é incontestável. Muitas vezes estes fenômenos paranormais e extra sensoriais causaram na humanidade preocupações, medos e alimentaram fantasias na literatura e no cinema, porém outras vezes serviram como orientação para salvar vidas e evitar acidentes.
Quem já não pressentiu que receberia uma ligação de determinada pessoa e o telefone tocou na mesma hora e era a pessoa que você pressentiu? (Premonição)
Quem já viveu ou conheceu alguém que sonhou com algo que estava para acontecer e aconteceu exatamente como no sonho? (Sonhos Metapsíquicos e precognitivos)
Quem já teve a sensação de estar vivendo o mesmo momento que acabou de viver? (Déjà vu)
Apesar de sempre ter existido pessoas com um grau de desenvolvimento mental muito a frente da maioria dos homens, cientistas, hipnólogos e pesquisadores no campo da hipnose, perceberam e constataram que a prática da técnica hipnótica tem despertado em algumas pessoas capacidades mentais e sensoriais consideradas além do natural. O que se sabe com o uso da hipnose é que durante o transe (estado modificado de consciência), uma pessoa tem a sua memória aumentada, sua percepção sensorial mais ampliada e a atenção mais concentrada, sendo assim, esse conjunto de alterações torna possíveis fenômenos como, por exemplo, a regressão e hiperestesia. A técnica da hipnose já contribuiu e contribui em muitos trabalhos para desvendar e explicar mistérios, que a razão não era capaz de responder e também foi e é útil para conhecer o potencial da mente humana.
A parapsicologia é responsável por estudar fenômenos paranormais e tem a hipnose como ferramenta importante para pesquisa. Em casos extraordinários quando pessoas relatam terem sido Abduzidas por Ovnis, a regressão hipnótica contribui com a facilitação de recordações de fatos esquecidos devido traumas causados pelo acontecimento.
A hipnose hoje é utilizada no desenvolvimento do ser humano em vários campos da ciência. É aceita como terapia coadjuvante na Psicologia, Psicanálise e em algumas especialidades médicas. Há muito que se estudar sobre o poder da hipnose e sua relação com os fenômenos paranormais e extra sensoriais antes de negar sua importância neste campo, contudo, a hipnose acompanhou durante toda a historia do homem o desenvolvimento das capacidades mentais mais fantásticas.
Texto elaborado por Vagner Melo (Psicanalista, Hipnólogo e Pesquisador sobre Hipnose).