X

Projeto de Ciclofaixas de Lazer no ABC terá 52 Km de extensão

Edital de captação de patrocínio será lançado ainda este mês

Até o final de junho o Consórcio Intermunicipal Grande ABC deve lançar o edital de captação de patrocínio para a implantação das Ciclofaixas de Lazer com percursos nas sete cidades da região e um total de 52,2 km de extensão. Os patrocinadores serão chamados a investir R$ 3,6 milhões para a implantação inicial, além dos custos de operação do sistema, estimados em R$ 9,4 milhões/ano. “Esta é uma intervenção pensada desde o início a partir de patrocínios, sem custos para as prefeituras”, ressaltou o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, durante a assembleia mensal de prefeitos realizada na última segunda-feira (3).
As ciclofaixas funcionarão aos domingos e feriados, e devem seguir horário semelhante ao implantado na cidade de São Paulo, das 7h às 16h. Atualmente, o ABC tem aproximadamente 5 Km de ciclofaixas, instaladas em Diadema e Ribeirão Pires. A estas se somarão os novos percursos, que atingem 47,2 Km, mas poderão agregar novos trechos sugeridos pelas prefeituras até sexta-feira, quando os secretários de Mobilidade (Transportes / Trânsito) se reunirão para fechar a proposta.
A partir daí, será iniciado o processo de chamamentos de empresas interessadas em financiar as ciclofaixas em troca de ganhos em imagem e visibilidade para suas marcas. A expectativa é de que a implantação ocorra ainda este ano. “É um projeto ainda modesto, mas que deve crescer conforme a demanda. A proposta é que novos projetos de obras voltadas à mobilidade tenham em sua concepção a ideia de se inserir a bicicleta como modal, através de ciclovias, ciclofaixas ou rotas seguras”, explicou a coordenadora do Grupo de Trabalho Mobilidade do Consórcio, Andrea Brisida.
A proposta de implantação de Ciclofaixas de Lazer no ABC foi levada aos prefeitos em reunião extraordinária realizada em fevereiro. Desde então, o GT Mobilidade aprofundou os estudos para apresentar a proposta inicial, com trajetos possíveis e infraestrutura necessária.
Estão previstos os seguintes percursos:
Santo André – Ramiro Colleoni / D. Pedro II (7 Km), ligando parques Celso Daniel e Central
São Bernardo do Campo – Lauro Gomes (5 Km) e Robert Kennedy (8 Km)
São Caetano do Sul – Goiás (8 Km) e Guido Aliberti (5 km)
Diadema – Luis Carlos Prestes (existente – 2,3 Km) e Dr. Ulysses Guimarães (a implantar – 7,2 Km)
Mauá – Portugal (2 Km) e Antonia Rosa Fioravanti (3 Km)
Ribeirão Pires – Brasil (existente – 2,7 Km)
Rio Grande da Serra – Dom Pedro / Jean Lieutaud (2 Km)

Imprensa:

This website uses cookies.