X

Índice de acidentes de trânsito em São Bernardo tem queda de 23% nos últimos anos

Redução é resultado dos investimentos em obras e remodelações viárias realizadas no período de 2009 a 2012; atropelamentos caíram 25%

Levantamento realizado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo aponta redução de 23% no índice de acidentes de trânsito entre 2010 e 2012, e de 25% no número de atropelamentos nos últimos dois anos. Os dados foram obtidos pela Secretaria de Transportes e Vias Públicas, com base nos boletins de ocorrência registrados pela Polícia Militar de 2009 a 2012.
De acordo com a diretora do Departamento de Engenharia de Tráfego, Fernanda Espel, essa queda é resultado dos investimentos em obras viárias, sinalização e ações educativas realizadas nesse período, que somam R$ 250 milhões. “Além das obras, buscamos eliminar os pontos de conflito, por meio da remodelação viária de algumas áreas, dando prioridade à segurança de motoristas e pedestres com a implantação de novas faixas de travessia, semáforos com botoeiras e regulamentação de velocidade”, explica.
Uma das primeiras ações nesse sentido, realizada por este governo em 2009, foi a alteração no trecho da Rua Thales dos Santos Freire, entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Amâncio de Carvalho, no Baeta Neves. Os problemas foram resolvidos quando o trecho passou a ter mão dupla e com a instalação de semáforo para acesso à Getúlio Vargas.
Outra obra importante foi a revitalização da Avenida João Firmino, no Bairro Assunção, eliminando as conversões à esquerda, que foram substituídas por retornos nas ruas próximas aos cruzamentos.
A eliminação do cruzamento em nível de acesso à Avenida Capitão Casa, possibilitada pela construção do viaduto sobre o Km 22,5 da Rodovia Anchieta, também contribuiu para redução do número de acidentes, que eram frequentes naquele local.
O rebaixamento da Nova Lions, que liga as cidades de Diadema a Santo André, disciplinou o trânsito de passagem separando-o do trânsito local nos cruzamentos com as avenidas Senador Vergueiro, Vivaldi e Brasil. Essa obra, que diminuiu consideravelmente os conflitos de trânsito, também aumentou a capacidade do viário local em 150%.
Pedestres – Ações como a instalação de sinalização voltada à segurança dos pedestres podem ser apontadas como as principais responsáveis pela queda em 25% do número de atropelamentos nos últimos dois anos.
Também merece destaque a implantação de 15 travessias elevadas na cidade. Além de contribuírem para a redução da velocidade, esses obstáculos garantem a passagem segura dos pedestres.
Ao lado disso, a campanha Travessia Segura está sendo preparada em âmbito regional pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e terá o objetivo de conscientizar pedestres e motoristas sobre a importância de se usar corretamente e respeitar a faixa de travessia.
Dados – A queda em 23% do número de acidentes de trânsito em São Bernardo foi registrada entre 2010 e 2012. Já os acidentes com vítimas foram reduzidos em 6% nos últimos quatro anos. De 2009 a 2012, o número de óbitos caiu 7% em média. No entanto, se considerar o último ano, essa queda foi de 16,5%. Em relação aos acidentes com moto, apesar de ter registrado aumento médio de 9% em todo o período, em 2011 e 2012 houve queda de 12% em cada ano.
Segundo a Secretaria de Transportes e Vias Públicas, esses dados são de grande relevância, tendo em vista o crescimento anual de 7% da frota de veículos na cidade, em comparação com o aumento da população, estimada em 1,5% ao ano.
A frota de automóveis registrados em São Bernardo do Campo está hoje em 518.188 veículos e 60.577 motos, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Imprensa:

This website uses cookies.