A proximidade dos radares com palmeiras e postes de iluminação impossibilitam a visão nítida dos motoristas (foto). “Parto do princípio que todos devem respeitar a lei. Os motoristas devem conduzir seus veículos dentro da velocidade permitida e os radares devem estar visíveis de acordo com a legislação nacional. Assim, evitamos acidentes e qualquer acusação da chamada indústria da multa”, afirma Salgado. Segurança no trânsito
Ao longo do primeiro semestre desse ano, Jorge Salgado protocolou 106 indicações, sendo 47 sobre Mobilidade Urbana. A mais recente visa impedir os constantes acidentes no cruzamento das ruas Maranhão e Nossa Senhora de Fátima. Moradores e comerciantes da região afirmam que muitos motoristas não respeitam os limites de velocidade e a sinalização de “pare”. A indicação pede estudos urgentes à Semob sobre a instalação de semáforos no cruzamento das vias.
“Recebo inúmeras sugestões da população de São Caetano sobre o tema. Avalio as justificativas e, se pertinentes, encaminho à Semob para estudos e possível implantação. Esse diálogo é muito importante para resolvermos problemas pontuais”, afirma Salgado.
Os trabalhos da Semob são focados principalmente na revitalização de toda a malha viária e na elaboração de programas educativos para a conscientização de motoristas e pedestres. Atualmente, a secretaria possui quatro subdivisões. O setor operacional cuida efetivamente do trânsito nas ruas, trabalhando em interdições de vias, na orientação dos motoristas, etc; o setor de multas é o responsável por emitir notificações de infração de trânsito aos motoristas, receber e avaliar os recursos; o setor de sinalização trabalha na troca e/ou implantação (sempre que necessário) de semáforos, placas e faixas; e o setor administrativo é o responsável por regulamentar a atuação de veículos escolares, táxis, caçambas e carroceiros, entre outras funções.