Melhorias ao longo da avenida são complementares às obras de recapeamento do programa Rua Nova
Segundo a diretora do Departamento de Engenharia de Tráfego, Fernanda Espel, a reconfiguração viária foi necessária para disciplinar o trânsito e aumentar a segurança de motoristas e pedestres. “Além de ser uma via de ligação de municípios – como Diadema e São Paulo – e à Anchieta, a avenida tem grande fluxo de pedestres e veículos pesados”, afirma.
Uma das situações que aumentavam o risco de acidentes, segundo os técnicos, eram as conversões proibidas. Para resolver esse problema, foram implantadas barreiras de concreto, que funcionam como divisórias de pista em substituição às tartarugas, bem como refúgios para a travessia de pedestres.
Para proporcionar maior fluidez ao tráfego, também foram instalados, ao longo de toda a avenida, semáforos com botoeiras para pedestres, que acabaram por substituir as lombadas fora dos padrões estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Atualmente, está sendo executada a manutenção da sinalização vertical e horizontal não só na via como em todo o bairro.
Mudança de direção – Com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos na região, o Departamento de Engenharia de Tráfego está implantando mão única em seis vias, formando binários no trecho entre as ruas Luisiana e Alfredo Bernardo Leite.
As ruas China, Alemanha e Suíça, passam a ser mão única sentido Alfredo Bernardo Leite. Já as ruas Itália, Bulgária e Turquia, terão sentido único destino à Luisiana.
As mudanças já foram implantadas nas ruas Itália e China. Nas demais vias, a alteração passa a valer a partir do dia 20 de julho.