X

Banco Mundial elogia Sistema de Informação de Habitação de Interesse Social de SBC

Menção foi feita na última terça-feira (16) em São Paulo, na sede do IFC, através de videoconferência com representantes do Banco direto de Washington

O Sistema de Informação de Habitação de Interesse Social de São Bernardo do Campo (Sihisb), que teve sua primeira fase lançada em junho de 2012, pelo prefeito Luiz Marinho, foi elogiado por representantes do Banco Mundial, na tarde da última terça-feira (16), na sede do International Finance Corporation (IFC) – órgão ligado ao Banco e que é responsável por promover o desenvolvimento econômico dos países através do setor privado -, em São Paulo.
O Sistema é fruto da cooperação técnica firmada entre as prefeituras de São Paulo e de São Bernardo, com o apoio da Aliança de Cidades e do Banco Mundial. O programa reúne dados on-line sobre habitação de interesse social, com capacidade para armazenar e processar informações alfanuméricas e geográficas. A Aliança de Cidades e o Banco, além de cofinanciarem o projeto, apoiaram a sistematização do processo de customização para sua difusão, por meio de um livro, que será lançado no mês de agosto, em São Bernardo, junto com a realização de um seminário sobre Sihisb.
Através de uma videocoferência simultânea com representantes do Banco Mundial, em Washington, e de representantes do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal, em Brasília, a secretária de Habitação de São Bernardo, Tássia Regino de Menezes, fez uma apresentação do atual estágio do Sihisb, desde a sua concepção a implantação na cidade.
Durante sua explanação, a secretrária ressaltou que o Sihisb permite ainda inserção e consulta sobre assentamentos precários e ou irregulares, auxilia na tomada de decisão em políticas públicas e democratiza a informação sobre a política habitacional no município. Segunda a titular da Pasta, o armazenamento de dados e, consequentemente, a geração de informações complexas, como indicadores sociais, análises espaciais e mapas, fazem deste sistema um importante instrumento para o planejamento e o monitoramento da política habitacional no município.
“É um passo a mais na política habitacional de São Bernardo do Campo. Desta forma, podemos tornar acessível a todos os dados referentes a habitação em nossa cidade, desde produção, regularização e urbanização”, afirma a secretária Tássia Regino.
As informações disponibilizadas no Sihisb foram organizadas em módulos, o que permite facilmente seu melhoramento e ampliação futura. Estes módulos têm formas de acesso distintas, para munícipes e técnicos da habitação.
Ao final da apresentação da secretária de São Bernardo, o representante do Banco Mundial, André Herzog, que estava na sede do órgão, em Washington, parabenizou a cidade pela implantação do sistema. Segundo ele, o Sihisb de São Bernardo poderá servir de exemplo para outras cidades que queiram implementar o mesmo sistema de informação.
“O resultado dessa parceria é que já podemos apresentar um trabalho concreto para outras cidades do Brasil e do mundo. No seminário, em agosto, já será possível reaplicar a experiência de São Bernardo”, elogiou Herzog.
As informações do Sistema de Informação de Habitação de Interesse Social de São Bernardo do Campo estão disponíveis no site: www.sihisb.saobernardo.sp.gov.br.

Imprensa:

This website uses cookies.