Estudantes ficam de 2 a 6 meses no país, com bolsa total de 3 mil euros financiada pelo Santander Universidades
A Faculdade de Medicina do ABC está entre as instituições contempladas com bolsas de estudos no exterior dentro do Santander Universidades. Abrangente aos sete cursos de graduação da FMABC, o programa ibero-americano financia estudos de alunos nas principais universidades de países de língua espanhola. Em março, cinco acadêmicos retornaram de intercâmbio na Universidade Autônoma de Sinaloa, no México. Neste mês de julho, três estudantes de medicina embarcarão para estágio na Universidade de Monterrey, no Estado de Nuevo León.
As bolsas de medicina são específicas para vivência em estágio nas dependências da universidade e respectivo hospital-escola. Nos demais cursos da FMABC, o objetivo é aprender a língua espanhola em aulas específicas dentro de cada graduação. Segundo a coordenadora da área de Iniciação Científica da FMABC, Denise Maria Christofolini, a experiência é única e bastante importante na formação dos estudantes. “Com esse programa, ganhamos notoriedade no exterior e despertamos interesse de estudantes de outros países em realizar intercâmbio na FMABC”, destaca.
Aos 24 anos, o estudante de Ciências Farmacêuticas, Diego Xavier da Silva, frequentou aulas de Farmácia e Engenharia em dois meses de intercâmbio. “Os métodos de ensino e de pesquisa são um pouco diferentes dos nossos, mas foi interessante conhecer. Foi uma experiência pessoal única e com importante ganho na área profissional, ao aprender o método de ensino de outro país e a língua espanhola”, relata.
Para a estudante do 4º ano de medicina, Pamela Spina Capitão, de 25 anos, a expectativa é grande. A jovem embarca este mês para 5 semanas de estágio na pediatria do Hospital da Universidade de Monterrey, no México. “O fato de poder realizar estágio e não apenas assistir as aulas torna a oportunidade ainda mais interessante. Estou bastante ansiosa e não vejo a hora de viajar”, acrescenta.
O tempo de permanência no país estrangeiro vai de 2 a 6 meses, com auxílio de 3 mil euros para o período total de intercâmbio. Quem determina a duração do estágio é o coordenador de cada curso. Ainda há duas bolsas a serem preenchidas e que estão em processo de seleção. Interessados podem obter mais informações pelo telefone (11) 4993-7283.