Aspectos da história de São Caetano do Sul, em meio a muitas cores, traços e a criatividade de oito artistas do grafite perfazem a exposição Poéticas do Grafite: Imagens Históricas de São Caetano, promovida pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, em parceria com a Coordenadoria Municipal da Juventude e a Secretaria Municipal de Cultura, que está em cartaz no Salão Expositivo do Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566 – Bairro São José), desde o dia 10 de julho.
A mostra apresenta 17 croquis, com as temáticas da história econômica, social e cultural do município, que foram selecionados no concurso do projeto A Cidade Como Museu a Céu Aberto, que objetiva, por meio de intervenções artísticas em São Caetano, difundir a linguagem artística do grafite e promover a transformação do espaço urbano em patrimônio cultural.
Um dos painéis que merece destaque é de autoria de Thiago Vaz, que faz referências às antigas olarias de São Caetano, à Igreja São Caetano, e aos tempos da fundação do Núcleo Colonial. Uma representação da Igreja Ortodoxa Autocéfala construída pela comunidade ucraniana em São Caetano do Sul na década de 1950, e de um carro de uma padaria que circulava na cidade estão presentes nos trabalhos de Amarildo Maurici Botini. Também fazem parte da mostra trabalhos de Adriana Neumann, Mônica Amcapi, Yuri Sapucaí, Vinícius Rossi da Silva e William Raffa.
Os participantes se inspiraram em fotografias e desenhos que retratam cenas da vida social, cultural, econômica de São Caetano do Sul, documentos do acervo do Centro de Documentação Histórica da Fundação Pró-Memória. Um repertório de 165 imagens foi disponibilizado gratuitamente no site da instituição.
Da exposição para os espaços urbanos – De 27 de julho a 4 de agosto, das 13 às 18h, acontecerá uma Ocupação de Grafite. Na ação, os artistas participantes da exposição irão aplicar suas obras de arte em diversos pontos da cidade. A exposição Poéticas do Grafite: Imagens Históricas de São Caetano fica em cartaz até o dia 13 de setembro. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4223-4780.