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São Paulo tem a maior obra simultânea da história do Metrô

Para conferir mais agilidade à locomoção diária do cidadão, o Governo do Estado de São Paulo realiza simultaneamente obras em quatro linhas do Metrô. Estão em curso o prolongamento da Linha 5-Lilás, entre Largo Treze e Chácara Klabin; a implantação da Linha 15-Prata, em monotrilho, da Vila Prudente até Cidade Tiradentes; a segunda fase da Linha 4-Amarela (Vila Sônia-Luz); e a implantação da Linha 17-Ouro (Jabaquara-Congonhas), que fará conexão com as estações Morumbi da CP TM e São Paulo-Morumbi de Metrô. Veja os detalhes. O investimento nestas linhas chega a R$ 18,4 bilhões.
Ao mesmo tempo, 98 trens que formam a primeira frota das linhas 1-Azul e 3-Vermelha estão sendo modernizados. Até agora, 33 trens já foram modernizados e equipados com ar condicionado e câmeras de vigilância. Os demais serão entregues gradativamente. O investimento nos trens é de R$ 1,75 bilhão.

Veja as mudanças:

Linha 5-Lilás
Prolongamento da Linha 5-Lilás irá da Estação Largo Treze, em Santo Amaro, até a Estação Chácara Klabin, na Linha 2- Verde. Quando concluída, a linha terá 19,9 km de extensão, 17 estações e com estimativa de atender 770 mil passageiros diários. O investimento é de R$ 6,9 bilhões.

Linha 15-Prata
A Linha 15-Prata (Ipiranga-Cidade Tiradentes), em sistema monotrilho, atualmente tem o primeiro trecho, entre a Vila Prudente e a futura estação Oratório, em obras. Esta linha, quando pronta, ligará Ipiranga a Cidade Tiradentes, terá 18 estações, 25,8 km de vias elevadas e atenderá cerca de 500 mil passageiros por dia. Os investimentos nesta linha chegam a R$ 5,4 bilhões.

Linha 17-Ouro
A construção da Linha 17-Ouro, em sistema de mono-trilho, está com obras em sua primeira fase, entre o aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi, da Linha 9- Es-meralda (Osasco-Grajaú) da CPTM. Este trecho da linha terá 7,7 km de extensão. Ao todo, a Linha 17-Ouro terá, quando concluída, 17,7 km de extensão e 18 estações. Esta linha tem investimento de R$ 4,1 bilhões.

Linha 4-Amarela
A fase 2 da Linha 4-Amarela contempla a instalação das estações São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie. A estação Vila Sônia contará com terminal de ônibus integrado e prolongamento da linha em cerca de 1,5 km de extensão até Taboão da Serra. A linha terá 12,8 km de vias, 11 estações e transportará cerca de um milhão de usuários por dia, em média. A Linha 4-Amarela tem investimento de R$ 1,8 bilhão).

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