Ao mesmo tempo, 98 trens que formam a primeira frota das linhas 1-Azul e 3-Vermelha estão sendo modernizados. Até agora, 33 trens já foram modernizados e equipados com ar condicionado e câmeras de vigilância. Os demais serão entregues gradativamente. O investimento nos trens é de R$ 1,75 bilhão.
Veja as mudanças:
Linha 5-Lilás
Prolongamento da Linha 5-Lilás irá da Estação Largo Treze, em Santo Amaro, até a Estação Chácara Klabin, na Linha 2- Verde. Quando concluída, a linha terá 19,9 km de extensão, 17 estações e com estimativa de atender 770 mil passageiros diários. O investimento é de R$ 6,9 bilhões.
Linha 15-Prata
A Linha 15-Prata (Ipiranga-Cidade Tiradentes), em sistema monotrilho, atualmente tem o primeiro trecho, entre a Vila Prudente e a futura estação Oratório, em obras. Esta linha, quando pronta, ligará Ipiranga a Cidade Tiradentes, terá 18 estações, 25,8 km de vias elevadas e atenderá cerca de 500 mil passageiros por dia. Os investimentos nesta linha chegam a R$ 5,4 bilhões.
Linha 17-Ouro
A construção da Linha 17-Ouro, em sistema de mono-trilho, está com obras em sua primeira fase, entre o aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi, da Linha 9- Es-meralda (Osasco-Grajaú) da CPTM. Este trecho da linha terá 7,7 km de extensão. Ao todo, a Linha 17-Ouro terá, quando concluída, 17,7 km de extensão e 18 estações. Esta linha tem investimento de R$ 4,1 bilhões.
Linha 4-Amarela
A fase 2 da Linha 4-Amarela contempla a instalação das estações São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie. A estação Vila Sônia contará com terminal de ônibus integrado e prolongamento da linha em cerca de 1,5 km de extensão até Taboão da Serra. A linha terá 12,8 km de vias, 11 estações e transportará cerca de um milhão de usuários por dia, em média. A Linha 4-Amarela tem investimento de R$ 1,8 bilhão).