X

Educação em Saúde alcança mais de cinco mil pessoas em Mauá

Um olhar didático e uma abordagem lúdica é a forma que o Departamento de Informação e Educação em Saúde – DIES, da Secretaria Municipal de Saúde, vem utilizando para desenvolver atividades em busca da promoção de saúde.

Professores, funcionários das escolas e pais também recebem orientações e material informativo. (Foto: Roberto Mourão)

O público alvo vem sendo os alunos da rede municipal de educação e a partir de agora também com um trabalho direcionado às escolas da rede estadual, com crianças de outra faixa etária. Mas não é apenas o público infantil que recebe as informações. Professores, funcionários das escolas e pais também recebem orientações e material informativo. No primeiro semestre do ano foram mais de cinco mil pessoas que acompanharam as atividades, sendo 3,4 mil alunos e 2,2 pais e funcionários.
Atualmente o trabalho está focando na prevenção aos focos de mosquitos transmissores da Dengue e a Guarda Responsável de Animais de Estimação. Nas escolas a primeira intervenção é com funcionários e professores que recebem material informativo que serve de subsídio para trabalho em sala de aula. A sequência do trabalho traz a parte lúdica com a apresentação de duas peças de teatro de fantoches, uma para cada tema proposto.
A abordagem lúdica acontece de uma forma que desperta nas crianças a consciência de que também têm a responsabilidade de, com pequenos gestos, contribuírem para prevenção e promoção da saúde. Além disso, os jovens são estimulados a repassarem as orientações para familiares, amigos e na sua comunidade.
A equipe do DIES é composta por oito pessoas, sendo duas psicólogas e seis agentes de endemias. O diferencial é que tais agentes têm restrição médica para determinadas tarefas. Na Educação em Saúde conseguem ter uma atuação onde conciliam conhecimentos da função original e ao mesmo tempo estão se readequando ao trabalho. Para tanto são necessárias pesquisas, estudos e capacitação das profissionais.
O sucesso do trabalho de prevenção à Dengue pode ser atestado pelo fato do município não ter registrado nenhum caso da doença com origem na cidade.
Imprensa:

This website uses cookies.