X

Praia Grande lança Cidadão Participativo

Projeto inova na comunicação entre população e administração

Página online do Cidadão Participativo

O Município de Praia Grande, por meio da Subsecretaria de Ação e Cidadania, lançou na última segunda-feira (2) o programa Cidadão Participativo, um importante e inovador canal de comunicação entre população e Administração Municipal. O projeto abrange quatro áreas: Saúde, Educação, Transporte e Comércio. Esta é uma ferramenta para que a população, usuária dos serviços, possa fazer suas reivindicações e sugestões de forma mais direta, chegando ao conhecimento da administração demandas pontuais do município.
Os serviços de Saúde, Educação e Transporte contarão com a participação de cinco usuários efetivos e dois suplentes. Já os comerciantes – que darão sugestões sobre outras áreas, como segurança e iluminação pública, serão representados por nove pessoas, sendo duas delas suplentes.
Os cidadãos participativos trabalharão como elo entre a administração e a população, ouvindo os moradores. A ideia do prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, é fazer com que usuários dos serviços públicos levantem as reivindicações e sugestões dentro da sua comunidade. Segundo Mourão, numa era digital é necessário que as informações cheguem à Prefeitura numa maior velocidade, para que os dados sejam levantados, e nos pontos onde existem maior demanda em cada setor, possam complementar os projetos existentes ou criar novos, onde for necessário e exequível.
O Subsecretário Anderson Mendes acredita que a partir do momento em que a Prefeitura cria o mecanismo, onde o cidadão pode se integrar ao Governo, passa a ter um bairro mais produtivo, mais participativo. De acordo com Mendes, os usuários vão fiscalizar o próprio sistema municipal e conscientizar seus vizinhos na limpeza da calçada, na proteção do meio ambiente e cumprimentos dos deveres de cidadão.

Saúde – Cada equipe das Unidades de Saúde da Família contará com cinco cidadãos participativos. Por exemplo: unidades que possuem quatro equipes terão 20 usuários participando do programa.

Critérios – Para ser um cidadão participativo, é necessário que a pessoa seja moradora de Praia Grande há mais de seis meses, tenha idade mínima de 18 anos e seja usuária dos serviços que pretende avaliar por esse mesmo período, no mínimo. Por exemplo: para participar como comerciante é necessário que seja cadastrado na atividade há mais de seis meses, num estabelecimento que faça parte do corredor ou aglomerado comercial estabelecidos pelo programa. As informações prestadas na ficha de inscrição serão checadas e, em seguida, os cidadãos serão definidos por meio de sorteio eletrônico.
O Cidadão Participativo terá mandato de seis meses, que pode ser renovado. Para se inscrever, o cidadão poderá ir até uma unidade de saúde ou educação e preencher um formulário. Outra forma de inscrição é através do site www.praiagrande.sp.gov.br/participativo. As inscrições para a 1ª turma começam a partir de 10 de setembro e vão até 10 de outubro. Os usuários terão um treinamento antes de começarem a atuar. Tomam posse em dezembro e iniciam seus trabalhos já em seguida. No total serão 1492 usuários ajudando a melhorar os serviços públicos municipais. Cada usuário participativo gerará um relatório por meio de plataforma online e responderá a questionários enviados pela Administração Municipal.

Imprensa:

This website uses cookies.