A 25ª Junta de Serviço Militar de Diadema (JSM) divulgou esta semana os resultados das atividades desenvolvidas até o mês de setembro de 2013. Foram mais de 20.465 mil atendimentos no ano, com 4.093 Certificados de Alistamento Militar (CAM) emitidos e 116 dispensados em setembro. Do total, 20 têm o primeiro ano do Ensino Médio e 17 contam com o 9º ano do Ensino Fundamental. Diadema conta hoje com 1% de sua população (390.980, de acordo com dados do IBGE) em idade de alistamento militar.
A JSM de Diadema também executou em setembro a expedição de 1268 documentos de situação militar (CAM e CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação, mais conhecido como Certificado de Reservista) e inutilizou 18 documentos antigos.
A Junta de Serviço Militar de Diadema é subordinada à 4ª Circunscrição do Serviço Militar por intermédio da 18ª Delegacia de Serviço Militar. É presidida pelo prefeito do município e administrada no âmbito da Secretaria de Defesa Social.
Serviço Militar
O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e compreende, na mobilização, todos os encargos com a Defesa Nacional.
O alistamento deve ser realizado por todo brasileiro, do sexo masculino, no período de 1º de janeiro ao último dia útil do mês de junho do ano em que o jovem completar dezoito anos, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência. Caso esteja residindo no exterior, deverá procurar os Consulados ou as Embaixadas do Brasil.
Ao término da seleção realizada pela Comissão de Seleção (CS), o cidadão poderá ser designado para a prestação do Serviço Militar Obrigatório em uma Organização Militar da Ativa, ser matriculado em Órgão de Formação de Oficiais da Reserva (CPOR/NPOR), caso possua o grau de escolaridade igual ou superior à 3ª série do Ensino Médio, ou em um Tiro de Guerra.
Serviço
Junta de Serviço Militar
Rua João de Almeida, 352, Centro – sede da Secretaria de Defesa Social
Horário: das 7h30 às 14h.