X

HPS Central de São Bernardo implanta Comissão de Bioética

Reunião em novembro contará com palestra da Dra. Maria Goretti Maciel, uma das mais respeitadas autoridades brasileiras em Cuidados Paliativos

Dr. Drausio Viegas

O Hospital e Pronto-Socorro Central de São Bernardo colocou em funcionamento em setembro a Comissão de Bioética – grupo multiprofissional que se reúne periodicamente para discussão de temas delicados e que requerem conhecimento específico para melhor abordagem. Trata-se da quarta – e maior – comissão do gênero dentro das unidades mantidas pela Fundação do ABC, com registro de aproximadamente 30 participantes por encontro.
A Bioética é a área do conhecimento voltada à reflexão e discussão de valores relacionados à vida e à saúde humana. A fim de debater o tema em diversas frentes, muitos hospitais e centros de saúde mantêm comissões de bioética, que se reúnem para discussões sobre questões éticas relacionadas à vida e à morte, como em casos de recém-nascidos com malformações incompatíveis com a vida, bebês sem prognóstico, pacientes que, por princípios religiosos, não autorizam transfusões de sangue e derivados, pacientes com doenças terminais, aplicação de cuidados paliativos e doação de órgãos, assim como a respeito do comportamento das equipes de atendimento frente aos familiares. No ambiente da bioética também são tratadas questões como fertilização in vitro, aborto, clonagem, eutanásia e transgênicos.
A primeira reunião do HPS Central de São Bernardo ocorreu em 23 de agosto e abordou panorama geral com conceitos de bioética. Já em 4 de outubro o tema foi comunicação dolorosa. “Discutimos com os médicos, equipes de enfermagem, psicologia e demais profissionais da unidade a importância do cuidado e da sensibilidade ao comunicar um caso grave à família, por exemplo, ou o óbito de um paciente. Todos os funcionários em contato direto com pacientes e familiares devem estar preparados para situações como essas, sabendo abordar o assunto de maneira correta, com sensibilidade, apoiando os usuários e minimizando o impacto da notícia”, explica o consultor em humanização e bioética da Fundação do ABC e coordenador da comissão no HPS Central, Dr. Drauzio Viegas.
O início da Comissão de Bioética no HPS Central é o ponto de partida para instalação de grupo em todo o Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo. Entre as entidades gerenciadas pela Fundação do ABC que já realizam o trabalho também estão o Hospital da Mulher de Santo André, o Hospital Estadual Mário Covas e o Complexo Hospitalar de São Caetano. Para os próximos meses está previsto início do trabalho no Hospital Nardini de Mauá.
Imprensa:

This website uses cookies.