X

Acolhimento e humanização indicam mudança no cuidado ao paciente em Mauá

Eficiência no atendimento garante sobrevida de paciente de Ribeirão Pires com doença rara

Paciente José Paulo Batista.

O novo jeito de cuidar, inserido na gestão da Saúde de Mauá, já causa reflexos na assistência diferenciada ao paciente que depende do Hospital Nardini – principal referência hospitalar de média complexidade para a microrregião de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Com ampliação do quadro de funcionários, ações de educação permanente e inclusão de novas diretrizes de humanização o hospital reafirma seu compromisso de qualificar e transformar o acolhimento na rotina hospitalar para consolidar um Novo Nardini.
Como consequência de diversas ações de melhoria, que envolvem toda a área assistencial, equipes se surpreenderam positivamente com a recuperação de um paciente que ficou 31 dias internado na UTI e Clínica Cirúrgica da unidade. Vítima de fasciitenecrolizante, doença rara e rapidamente progressiva que provoca graves lesões cutâneas, José Paulo Batista dos Reis, 41 anos, é morador de Ribeirão Pires e chegou ao hospital no fim de outubro com a enfermidade em estágio avançado. Na maioria dos casos, quando não leva à morte, a doença provoca severas amputações. Em geral, seis em cada dez pacientes morrem após o diagnóstico.
Após rápido acolhimento e identificação da gravidade do quadro por médicos cirurgiões vasculares, o paciente foi encaminhado ao Centro Cirúrgico para remoção do tecido necrosado. Mais duas cirurgias foram necessárias para restabelecimento da saúde do paciente resultando finalmente em cicatrização da extensa ferida com ótima evolução e alta hospitalar no dia 22/11.

“Recebemos o paciente instável e com nível de leucócitos quadruplicado, o que indicava imensa infecção. A equipe está de parabéns pela recuperação. Foi o único caso que já atendi com a doença nesse estágio em que o paciente tenha sobrevivido. Após cicatrizar a ferida ele poderá voltar à vida normal”, explicou um dos vasculares que acompanhou o caso, Dr. Afonso César Polimanti.
A irmã do paciente, Neuza dos Reis Silva, 51, acompanhou o tratamento desde os primeiros sintomas da infecção e formalizou agradecimento à equipe responsável pelo atendimento. “Foram todos maravilhosos, dos médicos aos enfermeiros. Desde o início foram realistas quanto às chances de recuperação, e graças a Deus aconteceu um milagre. Serei eternamente grata pela vida dele.”
HUMANIZAÇÃO – Com foco na gestão e melhoria do cuidado, a nova direção do Hospital Nardini tem conduzido e discutido com constância outras diversas ações de humanização em parceria com a Secretaria de Saúde, com vistas aos padrões estipulados pelo Ministério da Saúde.
Em 2013 o hospital promoveu, em parceria com a Fundação do ABC, série de palestras sobre humanização do cuidado para médicos, enfermeiros e profissionais que lidam com a população; capacitou grupo de voluntários que presta ajuda emocional a pacientes e acompanhantes; resgatou conceitos de humanização no pré-natal e nascimento com foco na gestante de alto risco; reestruturou o serviço de Ouvidoria e irá implantar em 2014 horários ampliados de visitação nas UTIs e clínicas.
TRANSFORMAÇÃO – O Novo Nardini que começa a surgir é resultado do esforço combinado de diversas esferas de poder apoiadas no compromisso da gestão municipal e sua articulação com o Ministério da Saúde e governo do Estado. Esse novo hospital surge a partir da reestruturação da gestão e busca garantir o resgate de infraestrutura global, com reformas e aquisição de equipamentos que permitam fortalecer o SUS e sua capacidade de resposta para toda a microrregião conforme as pactuações existentes.

Imprensa:

This website uses cookies.