Moradores dos núcleos Pedro Américo e Homero Thon, em Santo André, comemoram a mudança para 220 novas unidades construídas no Jardim Cristiane
Famílias dos núcleos Pedro Américo e Homero Thon se preparam para mudar para um novo endereço neste sábado. Os futuros moradores participam da cerimônia de entrega de 220 apartamentos do Condomínio Residencial Londrina, no Jardim Cristiane.
Em 43 m² de área, as moradias são divididas em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Alguns apartamentos são adaptados para receber idosos e deficientes físicos, com rampas para facilitar o acesso dos cidadãos aos prédios. O condomínio oferece ainda playground e salão para festas. Seguindo normativa instituída pela presidente Dilma Rousseff, as equipes instalaram piso cerâmico em todos os cômodos e área comuns do conjunto habitacional.
Desde o início deste ano, a Prefeitura de Santo André trabalhou para agilizar procedimentos paralisados no fim de 2012, como a assinatura de contratos com as famílias e os processos necessários para que as moradias pudessem ser entregues. Assim, a Administração, em conjunto com a Caixa Econômica Federal, prestou assessoria à população no processo de oficialização de condomínio, eleição de síndico, abertura de firma – com registro no CNPJ, abertura de conta corrente, assembléia para escolha de empresa que administrará o condomínio e contratação de companhia de fornecimento e instalação de gás.
O cronograma de mudanças dos moradores está previsto para iniciar em 9 de dezembro. A programação deve se estender até o início de 2014. Simultaneamente à saída das famílias, os imóveis desocupados serão demolidos e removidos, colaborando com a urbanização dos núcleos habitacionais Pedro Américo e Homero Thon.
Foram investidos R$ 27 milhões pelo Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, na construção do conjunto Londrina e do condomínio vizinho, Juquiá. Como contrapartida, a Prefeitura de Santo André doou o terreno onde foram erguidas as unidades habitacionais.
Até o fim de 2013, o governo andreense beneficiará outras 200 famílias com a entrega de unidades habitacionais dos conjuntos Jorge Beretta e Alzira Franco II, ambos no 2º subdistrito.