X

Linha-5 Lilás do Metrô terá mais 11,5 km e 11 estações

Na última quinta-feira, 12, aconteceu a primeira viagem-teste de trem entre a estação Largo Treze e a futura estação Adolfo Pinheiro, da Linha 5-Lilás do Metrô. O governador Geraldo Alckmin foi conferir o trecho que tem entrega prevista para janeiro de 2014.

Metrô realizou primeira viagem-teste entre Largo Treze e estação Adolfo Pinheiro


Durante todo o mês de dezembro, estão sendo realizados testes com o trem no novo trecho. A estação Adolfo Pinheiro, que está com 92% de sua obra civil concluída, iniciará primeiro com operação assistida (funcionamento gradual com dias e horários determinados, visando à montagem e o ajuste final dos equipamentos).

“Nós temos hoje 64 estações, essa será a 65ª, com trem moderníssimo, toda segurança, com porta de plataforma automática – não há risco de passageiros caírem na plataforma – e todas as novas linhas virão com esta (porta), muito mais segurança e conforto”, disse Alckmin.

Prolongamento da Linha 5-Lilás

A Linha 5-Lilás terá 11,5 km de prolongamento, entre o Largo Treze, em Santo Amaro, e a Chácara Klabin. Serão mais 11 estações (Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin), além das já existentes Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Beleza, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze.

Ligação com as linhas 1-Azul e 2-Verde

A Linha 5-Lilás do Metrô, que já conta com seis estações e 8,4 km, está sendo prolongada em mais 11,5 km e terá ligação com a Linha 1-Azul e com a Linha 2-Verde. Atualmente, as estações em funcionamento são Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze.

As futuras estações, já em obras, são Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz (ligação com a Linha 1-Azul) e Chácara Klabin (ligação com a Linha 2-Verde).

Dois tatuzões estão operando simultaneamente para perfurar os túneis da Linha 5. O segundo entrou em operação no início de novembro, e está perfurando no poço Conde de Itu, em Santo Amaro, onde será a estação Adolfo Pinheiro. O primeiro, em operação desde setembro, iniciou os trabalhos no Poço Bandeirantes, perto do local em que será instalada a estação Campo Belo. O investimento total na Linha 5 do Metrô é de R$ 7,4 bilhões.

Imprensa:

This website uses cookies.