X

A participação feminina na política

No último sábado (7), o PEN 51 formalizou o marco da participação feminina no partido. O evento aconteceu na ALESP, e consagrou Nilmar Ruiz, deputada federal, líder do PEN51 na Câmara dos Deputados como presidente e Denise Maria Ayres de Abreu, vice presidente do PEN Mulher. São Caetano esteve representado por 40 mulheres, sob coordenação de Milene Deranian, membro da executiva. O grupo foi acolhido e enaltecido dentre as demais comitivas presentes. “Éramos o maior número no plenário”, afirma Milene.

A eleição para nomear a presidente do PEN Mulher em São Caetano do Sul, diretório presidido por Gilberto Costa , acontecerá em Janeiro de 2014 e tem como forte indicada Milene Deranian. “Acredito que à frente do PEN Mulher, poderei ter o sonho do trabalho social mais próximo da realidade” afirma Milene. “Não gosto de caminhar sozinha e sei que poderei contar com muitas amigas (os) nesta empreitada”. Além do foco humanista, Milene pretende despertar aos jovens eleitores e as mulheres, o gosto em exercer o direito ao voto.

A omissão às urnas seria um retrocesso da humanidade, afirma Milene Deranian.

A seguir, conheça um pouco das figuras femininas marcantes da história do Brasil.

A primeira figura feminina política no Brasil, foi Princesa Isabel, conhecida e lembrada como a Libertadora dos Escravos. A primeira prefeita no Brasil, foi Alzira Soriano da cidade de Lages/RN. No entanto, a mulher ainda não tinha direito ao voto. Anos após, já em 1932 a Mulher foi às urnas. Mais recentemente, em 1990, Junia Marise foi eleita Senadora (MG); Em 1994, Roseane Sarney foi eleita Governadora de MA e em 2010, Dilma Russef, eleita nossa Presidente da República.

Imprensa:

This website uses cookies.