X

Mauá firma contrato com Coopercata para ampliar a reciclagem de materiais

Prefeito assina documento que vai possibilitar a adoção da coleta seletiva em 2014

A Prefeitura de Mauá deu passo importante para a implantação da coleta seletiva na cidade. Foi assinado nesta segunda-feira contrato com a Coopercata (Cooperativa de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável do Município de Mauá). O acordo foi firmado durante evento de comemoração de um ano da central de triagem localizada no Jardim Capuava.

Donisete assinou o acordo durante o evento de comemoração de um ano da central de triagem localizada no Jardim Capuava. (Foto: Evandro Oliveira)


Esse documento formalizado pelo prefeito Donisete Braga prevê remuneração por tonelada recolhida e por residência visitada. Nos próximos 45 dias, tanto a Cooperativa quanto a Prefeitura vão elaborar o plano de ações do trabalho de coleta seletiva porta a porta. O trabalho já foi realizado como teste no Jardim Guapituba e deve ser estendido incialmente para o Parque São Vicente e Centro.

“Nossa intenção é potencializar o trabalho importante realizado pelos catadores. Esse contrato vai garantir uma melhor distribuição de renda e contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade”, explicou o prefeito. A Cooperativa conta hoje com 30 trabalhadores, o presidente Armando Octaviano Júnior disse que Mauá vive um momento histórico. “Todo o trabalho realizado pelos catadores agora está sendo valorizado e reconhecido, pois desempenham um papel importante na limpeza e na preservação do meio ambiente”, afirmou.

Para o secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira, a cidade dá um exemplo de inclusão e sustentabilidade que vai impactar na qualidade de vida de quem mora aqui. “Esse trabalho vai se aliar aos projetos de saneamento, educação ambiental e economia solidária, melhorando a renda e contribuindo para deixar a cidade mais limpa e saudável”, declarou.

A Central de Triagem de Materiais de Reciclagem, em Mauá, completou um ano. A criação do espaço foi possível graças a parceria entre a Prefeitura, que cedeu o terreno de 900 m², a Braskem, que construiu e equipou. Em um ano, a Coopercata aumentou em 49% a renda dos trabalhadores do local, a qual subiu de R$ 335,00 para quase R$ 500,00. Em um ano foram triadas 345 toneladas de resíduos.

Imprensa:

This website uses cookies.