X

Mauá recebe nove médicos cubanos e deve fechar o ano com 16 profissionais

Programa Saúde da Família é foco dos reforços concentrados estrategicamente na chamada atenção básica

Na última segunda-feira (16), mais nove médicos cubanos foram apresentados ao prefeito Donisete Braga e passam a reforçar o atendimento na rede municipal. Durante esta semana, mais uma médica deverá integrar o grupo. Assim, Mauá fechará o ano contando com 16 profissionais do programa Mais Médicos. A apresentação aconteceu no Gabinete do Prefeito com presença da secretária da Saúde, Lumena Furtado, e outros secretários municipais.

Chegada de nove profissionais de Cuba reforça estratégia Saúde da Família. (Foto: Evandro Oliveira )


Com os novos profissionais será possível ampliar a Estratégia Saúde da Família – ESF – em Mauá. Atualmente a cidade conta com 49 equipes atuando na ESF, número que passará para 58. Serão priorizadas unidades que ainda não contavam com o programa.

“É com muita alegria que recebemos estes profissionais. Eles vão nos ajudar a elevar cada vez mais a qualidade em nosso município. De imediato, viabilizarão o aumento de equipes da Saúde da Família, podendo atender um número maior de pessoas,” declarou o prefeito Donisete Braga. “Nosso governo está aberto para integração com vocês e sempre que acharem importante apresentar alguma sugestão, por favor, façam, pois é assim que poderemos avançar,” completou.

Lumena Furtado, secretária de Saúde, destacou os esforços da Administração para qualificar toda a rede de Saúde. “O Mais Médicos é um programa corajoso e será fundamental na atenção básica, que é o coração da rede de saúde. A chegada dos médicos cubanos não é uma ação isolada, mas é essencial para que as demais medidas tomadas possam refletir em mais saúde para a população.”

Inicialmente estes profissionais conhecerão as Unidades e territórios em que trabalharão e passarão por uma capacitação junto a Educação Permanente da Secretaria de Saúde para depois atuar diretamente com a população. As Unidades que receberão estes profissionais e terão implantada a Estratégia Saúde da Família são Zaíra II e III, Flórida, Magini e São João.

O médico cubano Eliecer Torres Garcia já esteve no Brasil trabalhando por dois anos na região Norte. “Para nós é uma alegria estar aqui, isto porque sabemos que ajudaremos na melhoria da saúde da população” afirmou Eliecer.

A partir de agora, nove Unidades Básicas contarão com o trabalho de médicos cubanos. Para garantir a presença deles, o município se responsabiliza pelo repasse do auxílio alimentação e moradia. Até março de 2014, outros profissionais do Mais Médicos deverão ser encaminhados à cidade.

Imprensa:

This website uses cookies.