Família do GCM Otílio participou de cerimônia durante inauguração de Centro de Videomonitoramento Eletrônico
“Ele lutava pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Mauá. Tivemos várias conquistas graças a seu empenho, como o nosso primeiro estatuto. Ele estava sempre ajudando os colegas e lutando por melhorias”. Assim foi descrito Carlos Eduardo Otílio da Silva, guarda civil municipal 1ª Classe morto aos 37 anos, em 2009, vítima de um infarto. A descrição da colega de farda Adriana Cordeiro Cardoso é um consenso entre os que conviveram com o GCM Otílio, reforçado pelo subcomandante da corporação, Cícero dos Santos Oliveira.
Por este motivo, seu nome foi escolhido como patrono da Guarda Civil de Mauá. Otílio foi homenageado durante a inauguração do Centro de Videomonitoramento Eletrônico no último sábado (14) com a presença da família do guarda.
“Tenho certeza que meu filho está feliz lá em cima, na companhia do pai dele”, emocionou-se a mãe, Edileusa Maria da Silva. Também estiveram presentes a avó, Maria Dorotéia da Silva, de 91 anos, irmãos, a viúva Dalila Azevedo e o filho João Vítor.
O prefeito Donisete Braga exaltou a importância do trabalho desenvolvido pela instituição. “Esta iniciativa simboliza este reconhecimento. Ele foi um entusiasta, exemplo de vida e inspirador. Estes trabalhadores nos protegem e temos que retribuir com a nossa responsabilidade de buscar mais investimentos”, afirmou.
Na recepção do prédio que abriga a Secretaria de Segurança Pública e a Base da GCM, um grande painel traz uma imagem do homenageado ao lado de um cão pastor. Uma placa apresenta a seguinte inscrição: “Carlos Eduardo Otílio da Silva (1972 – 2009) Patrono da Guarda Civil Municipal de Mauá ‘A verdadeira riqueza de um homem é o bem que ele faz ao seu semelhante”.