X

Diadema deverá ter agrupamento de bombeiro civil voluntário

Representantes da ação Bombeiro Civil Voluntário se encontraram na última sexta-feira (13/12) com o assessor especial do Gabinete, Laércio Soares, para solicitar um espaço onde possam dar continuidade ao curso de Bombeiro Civil que a entidade realiza em Diadema. Atualmente a formação acontece em local no Centro, mas por tempo determinado.

Segundo o assessor especial do Gabinete a Prefeitura apoia o trabalho que os bombeiros civis realizam e estuda a viabilização de um novo lugar para que eles façam as capacitações. “Estamos vendo dois espaços na região central da cidade para ver qual deles é o mais apropriado para atender ao pedido. Assim que o levantamento estiver pronto vamos nos reunir novamente para avaliarmos a questão”, disse Laércio.

Formação de bombeiros – Participam da capacitação 160 moradores de Diadema, sendo 120 como Bombeiro Civil e 40 como Salva-vidas. O curso é gratuito, tem duração de 240 horas, e é ministrado pela Associação de Bombeiros Civis do Estado de São Paulo (Abomesp). Durante o aprendizado os voluntários aprendem como atuar em situações de emergência, prevenção de incêndios e técnica de primeiros-socorros.

Segundo o presidente da Abomesp, Aparecido Bezerra Monteiro, os bombeiros civis podem ajudar a Defesa Civil de Diadema em casos de calamidade e emergência e também realizar trabalho de conscientização juntos aos moradores. O grupo de Diadema vai se formar em março do ano que vem e o propósito é conseguir um novo local para montar uma base, onde irá funcionar como grupamento voluntário. O presidente da Abomesp revela que a meta é colocar a unidade para funcionar no primeiro semestre de 2014.

A existência de bombeiros civis voluntários é fato comum na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil a primeira cidade a adotar a ação foi Joinville, em Santa Catarina, há 120 anos. Nesta época Joinville era uma pequena colônia de imigrantes alemães e os moradores se organizaram para combater os incêndios. Assim foi criado o primeiro corpo de bombeiros civil voluntário do País.

Atualmente várias cidades brasileiras têm sua corporação de bombeiro civil voluntário. No estado de São Paulo oito cidades já aderiram a esse tipo de ação, entre elas o município de Itapetininga.

Imprensa:

This website uses cookies.