X

Unidade de Saúde de Utinga ganha prêmio por experiências

Entre 23 equipamentos inscritos, a Unidade de Saúde de Utinga, que atualmente passa por reforma física, levou o prêmio de incentivo às experiências realizadas com sucesso na área da atenção básica.

Além do primeiro lugar, a unidade de Utinga também ficou em segundo, uma vez que teve dois trabalhos inscritos. Desta vez, com a utilização da acupuntura como medicina alternativa na saúde pública. A terceira colocação coube à Unidade de Saúde da V. Humaitá, que apresentou o projeto Saúde da população negra e suas necessidades peculiares. A rede de atenção básica é composta por 33 unidades, das quais 23 se inscreveram – duas com dois trabalhos.

A comissão julgadora foi composta por cinco representantes da área, entre eles, o enfermeiro José Fiuza Lima Neto, ex-servidor da rede municipal de Saúde e hoje na área acadêmica, que ressaltou a qualidade dos projetos apresentados e avaliados.

Mais do que a simbologia do prêmio, a proposta era integrar os equipamentos. “Cada unidade tem sua necessidade e particularidade para montar uma experiência nova no atendimento diário aos usuários”, afirmou a diretora do Departamento de Assistência à Saúde, Noêmia Gil. A médica adiantou ainda que o I Fórum da Atenção Básica passa a fazer parte do calendário da Secretaria de Saúde a partir de 2014
A Unidade de Saúde de Utinga recebeu o prêmio, intitulado Enfermeiro Joseval Balbino dos Santos, que morreu em 30 de agosto de 2011, depois de 29 anos de envolvimento e trabalho com a comunidade da Unidade de Saúde do Jardim Sorocaba. “O Joseval teve sua importância na construção do SUS em Santo André. Ele soube fazer a diferença daquela população em situação de vulnerabilidade social”, afirmou Noêmia, visivelmente emocionada.

Emoção que também atingiu aos sobrinhos do enfermeiro, a cabeleireira Ana Lucia dos Santos Reis, 35 anos, e Cláudio de Jesus Santos, 39 anos, que participaram da cerimônia de homenagem ao lado dos filhos pequenos.

Imprensa:

This website uses cookies.