Na mostra, que segue até 23 de fevereiro, 12 filmes de países tão diferentes quanto Irã, Bósnia e França apresentam um panorama do atual cinema mundial
Teve início no fim de semana e segue até 23 de fevereiro a Mostra de Cinema Internacional de São Bernardo do Campo. Ao todo, serão exibidos no Teatro Cacilda Becker, no Centro, gratuitamente, 12 filmes em formato 35 mm e DVDs. A tônica deste ano será a diversidade e estarão representados países tão diferentes quanto Irã, Bósnia, França e Coreia do Sul.
O próximo filme a ser exibido, dia 25 (sábado) às 20h, será o francês ‘Medos Privados em Lugares Públicos’, de 2006. Dirigida pelo premiado Alan Resnais, a produção relata a busca de seis personagens por amor e calor humano no inverno de Paris. Por esse filme, Resnais recebeu o prêmio de Melhor Direção no Festival de Veneza.
No domingo (26), às 18h, será exibido o filme ‘Partículas elementares’, da Alemanha. A película mostra dois irmãos com personalidades opostas: um tímido e introspectivo e o outro adepto de fantasias sexuais realizadas com prostitutas. Quando eles se apaixonam por duas mulheres, algo muito sério acontece, fazendo com que os irmãos tenham que decidir entre lutar por suas conquistas ou voltar a viver como antes.
Outros filmes programados, sempre no fim de semana, são: ‘A leste de Bucareste’, ‘Fôlego’, ‘Estranhos normais’, ‘Hahaha’ – vencedor em 2010 da mostra Um Certo Olhar, em Cannes -, ‘O que traz boas novas’, ‘Bárbara’ – vencedor do Urso de Prata de Melhor Direção no Festival de Berlim -, ‘A espuma dos dias’ e ‘Além do arco-íris’.
A programação completa está disponível no site www.saobernardo.sp.gov.br/cultura.
Serviço – O Teatro Cacilda Becker fica na Praça Samuel Sabatini, 50, Centro. Informações pelo telefone 4348-1081.