X

Primeira fase de implantação do Hospital de Clínicas será concluída em fevereiro

Já estão em funcionamento dez leitos de UTI e 30 de clínica médica

A primeira fase de implantação dos serviços do Hospital de Clínicas Municipal José Alencar, no Alvarenga, será concluída até o final de fevereiro. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (22), durante visita do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, a unidade. Também estiveram presentes o vice-prefeito, Frank Aguiar, e o secretário de Saúde, Arthur Chioro.

Marinho e Arthur Chioro visitam Hospital de Clínicas


Desde a última terça-feira (21) estão em funcionamento dez leitos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e outros 30 de clínica médica. Até o final do mês que vem serão mais 24 leitos de traumato ortopedia e seis de neurocirurgia, concluindo a implantação da fase inicial.

“Quando o hospital começou a funcionar, no dia 17 de dezembro, demos início à instalação da primeira fase. Depois de dois meses da conclusão, vamos começar a implantação da segunda fase, que inclui o início do ambulatório de traumato ortopedia no térreo. Dessa forma poderemos começar a fazer a triagem e as primeiras cirurgias de pequeno, médio e grande porte”, disse o secretário de Saúde, Arthur Chioro, lembrando ainda que será ampliada a oferta de exames complementares.

Internada desde o dia 15 de janeiro na ala de clínica médica do Hospital de Clínicas Municipal, a lavadeira Marli da Silva, 49 anos, não poupou elogios ao atendimento que vem recebendo em decorrência de sua doença pulmonar. “Me sinto em casa. Os médicos são compreensivos, o ambiente é higiênico e a estrutura maravilhosa”, disse. “Eu entrei aqui fumando e bebendo muito, mas os enfermeiros conversam muito comigo para largar isso. Não quero mais fumar e nem beber. Se eu não tivesse uma filha de oito anos, moraria aqui no hospital”, brincou a paciente.

Dos 30 leitos disponíveis para internação na clínica médica, 21 estavam ocupados nesta terça-feira. Dos dez da UTI, eram seis pacientes internados. “Vou receber alta nos próximos dias, mas fui muito bem tratado nesta semana que fiquei internado. Nunca tinha visto um hospital assim”, elogiou o cegonheiro Flávio de Abreu Souza, 33 anos, internado em decorrência de uma celulite cutânea.

Referência – O Hospital de Clínicas é referência em cuidados de média e alta complexidade. Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Municipal Universitário (HMU) e Pronto-Socorro Central.

Pronto-Socorro Central – Com o funcionamento do Hospital de Clínicas Municipal José Alencar, a Prefeitura de São Bernardo busca recursos para construir o novo Hospital de Urgência, que ficará localizado na Rua Joaquim Nabuco. “O Pronto-Socorro Central foi criado cheio de puxadinho e arranjos. Nós temos um Plano Diretor, que prevê, com a inauguração do HC, a transformação do Hospital Municipal Universitário (HMU) em Hospital da Mulher. Também estamos pleiteando recursos junto ao Ministério da Saúde para construir o novo Hospital de Urgência”, disse o secretário de Saúde, Arthur Chioro.

Imprensa:

This website uses cookies.