X

Pinacoteca Municipal recebe visita do Instituto Olga Kos

Diversos profissionais do Instituto Olga Kos, de São Paulo, visitaram na tarde da última quarta-feira (29/01) a exposição Roberto Gyarfi: Mestre Impressor, promovida pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, na Pinacoteca Municipal.

Psicólogos, pedagogos e arte-educadores do Instituto Olga Kos ouvem atentamente as instruções de Granato (Antonio Reginaldo Canhoni/FPM)


O instituto é uma organização da Sociedade Civil de Interesse Público que atende crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, particularmente Síndrome de Down. O convite feito pela Pró-Memória tinha como objetivo apresentar aos psicólogos, pedagogos e arte-educadores da instituição os trabalhos de litogravura produzidos por diversos artistas, que estão em exposição.

Eles também tiveram a oportunidade de conhecer a Casa de Vidro, onde ocorre o projeto Ateliê Experimental de Técnicas de Artes Gráficas com o mestre impressor Roberto Gyarfi. O encontro foi mediado pelo artista Ivald Granato que, juntamente com Gyarfi, explicou aos participantes os processos da litogravura, mostrando na prática cada etapa da criação. O objetivo também é que fazer com que este aprendizado seja repassado às pessoas atendidas pelo instituto, utilizando-se da litogravura como fonte de inclusão cultural.

Olga Kos, diretora do instituto, classificou o encontro como “surpreendente”. “A gente não tem ideia que fora de São Paulo possam existir tantos trabalhos interessantes, assim como este.” A arte-educadora Ligia Maria do Nascimento afirmou que “foi grandioso conhecer a riqueza dos artistas e a sensibilidade do mundo da gravura”. “Esta visita nos mostra que a Fundação Pró-Memória está no caminho certo e que a escolha de Gyarfi para este espaço foi muito acertada”, disse a presidente da autarquia, Sonia Xavier.

Imprensa:

This website uses cookies.