Cerca de mil pessoas e aproximadamente 50 embarcações são aguardadas neste domingo (2) na Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de SBC, que este ano completa 61 anos. A data, inserida em 2010 no calendário oficial de festejos da cidade, é um dos eventos religiosos mais tradicionais da região do ABC.
Em São Bernardo, a programação terá início às 9h15, com a celebração eucarística na Paróquia São João Batista, ministrada pelo frei Nilso Cignachi, seguida de procissão pelas seguintes vias: Rua Henrich Nordoff, Avenida Araguaia, Rua Tocantins e Avenida Amazonas rumo à Prainha, no final da Avenida da Praia. Às 11h acontece a bênção das Embarcações às margens da Represa Billings e, em seguida, tem início a procissão náutica.
A procissão náutica pela Represa, formada por barcos de pescadores e lanchas, sairá da Prainha, no Riacho Grande, e passará por seis marinas antes de voltar para o Riacho, onde é celebrada a última missa do dia. Esta edição da festa marca a despedida de frei Nilso Cignachi, que, logo após a procissão, assumirá outra paróquia.
Os barcos da procissão, que transportam a imagem da santa pela represa Billings, recebem a benção e fazem uma pausa para saudação à padroeira em uma capela no Bar Fazendinha, na comunidade ribeirinha do Tatetos.
História – A fé e a designação em Nossa Senhora dos Navegantes teve início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente portugueses, que pediam proteção a Nossa Senhora para retornarem aos seus lares.
Na região do ABC, a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes teve início em 1953, com a construção de uma capela para trazer proteção a todos os frequentadores da represa Billings. A partir daí foi fortalecida a tradição da procissão náutica e terrestre em homenagem à padroeira, sempre no primeiro domingo de fevereiro.