A iniciativa valoriza artistas regionais e mostra diversidade cultural da cidade
Com uma média 300 participantes em cada ação, atingindo picos de 5.000 em aniversários de bairros, a Ação Cultural nos Bairros vem consolidado seu papel na difusão da cultura regional de São Bernardo. Atualmente está presente no Jardim Represa, Ferrazópolis, Taboão, Riacho Grande e Vila São Pedro.
A partir da formação de cinco Polos Culturais na cidade, onde são realizadas reuniões com artistas, produtores culturais e interessados em geral, foram identificadas as realidades e demandas culturais de cada região. Em seguida, por meio da Secretaria de Cultura, essas discussões se tornaram projetos que acabaram resultando em ações culturais.
Artistas interessados em fazer parte das ações precisam frequentar as reuniões que acontecem nos Polos Culturais, divulgados no Guia da Cidade. Desta forma a pessoa não só faz parte da grade de programação, mas contribui na transformação da realidade social de onde mora.
O secretário de Cultura, Osvaldo Neto, explica, que por meio da Ação Cultural nos Bairros, o morador da cidade volta a participar ativamente das atividades na região que vive e a cidade ganha com a exposição da cultura local.
“São Bernardo é uma cidade rica em expressões culturais, e com a Ação Cultural, conseguimos trazer a tona esses talentos”.