X

Ginasta búlgara dá workshop para atletas da Ginástica Rítmica de Mauá

Ex-atleta da equipe olímpica do país do leste europeu ajuda a aprimorar equipe da cidade

A ginasta búlgara Simona Peycheva está em Mauá para ajudar a desenvolver as atletas da equipe de Ginástica Rítmica da cidade. Desde o fim de janeiro 30 alunas da Associação Tryade – que representa Mauá nas competições – estão participando de workshop com a ex-atleta da equipe olímpica da Bulgária. A carga de treinamento é pesada: são 4 horas por dia, seis dias por semana. O objetivo principal é conquistar cada vez melhores resultados com a equipe local. A iniciativa abrange também a requalificação e aprimoramento das professoras.

Carga de treinamento é pesada: são 4 horas por dia, seis dias por semana. (Foto: Gil Sobrinho)


É a primeira vez que um técnico estrangeiro da modalidade vem exclusivamente para treinar as atletas de Mauá. Patrícia Angelotti Gregório, coordenadora da Ginástica Rítmica na Tryade, conta que a ideia de trazer Simona partiu de um projeto elaborado em conjunto com Graziela Ferraz Orlando, técnica da modalidade na associação. “Queríamos oferecer às meninas a oportunidade de aprendizado oferecida por uma profissional como a Simona”, comenta.

Decorridas duas semanas de workshop, já é possível apontar avanços nas atletas. “Além da melhora na parte técnica, vemos que elas estão encarando o trabalho com maior seriedade”, diz Graziela. A técnica Simona elogia as alunas mauaenses. “As garotas são muito positivas, têm atitude. Enxergo em algumas delas muito potencial para se desenvolver na ginástica”, analisa a búlgara.

O prefeito de Mauá, Donisete Braga, acompanhou o treinamento de uma das turmas que participam do workshop e elogiou. “Esse tipo de iniciativa é excelente para aprimorar as atletas. Esperamos que em 2015, quando sediaremos os Jogos Regionais, nossa equipe esteja ainda mais forte. Além disso, há a questão da inclusão social. Por meio da parceria com a Tryade queremos levar esse esporte para uma parcela cada vez maior de munícipes”, afirma.

A Associação Tryade foi fundada em 2007, e desde então participa das competições de Ginástica Rítmica representando Mauá. Atualmente a entidade conta com 380 alunos, e tem em seu currículo vários títulos em campeonatos regionais. A partir de 2014 a Prefeitura de Mauá firmou também convênio técnico com a associação, passando a oferecer apoio logístico e financeiro para as atletas. Em contrapartida, a entidade oferece essa mesma qualidade em treinamento por meio de atendimento gratuito voltado à iniciação. “Com esse apoio conseguiremos participar de mais competições, o que vai aprimorar cada vez mais nossas ginastas”, comemora César Gregório, coordenador da Tryade.

Imprensa:

This website uses cookies.