X

Teatro Santos Dumont recebe a peça O segredo dos dois Pinóquios

Após dois meses de temporada no Sesc Pompéia, chega a São Caetano do Sul o espetáculo infantil dirigido pela Cia. Bendita Trupe, homenageando os 130 anos de Pinóquio completados em 2013. O segredo dos dois Pinóquios será apresentada no Teatro Santos Dumont (Av. Goiás, 1111 – B. Santa Paula), a partir das 16h deste sábado, dia 22/2.

O núcleo principal é formado por uma família de artistas; o pai músico (Sergio Pardal), a mãe atriz (Ester Laccava), o irmão adolescente (João Côrtes) e Pino, o filho pequeno interpretado por Antonio Haddad, os quais se mudam para uma casa antiga, habitada pela memória das peripécias de um boneco de madeira que aspira se tornar um menino de verdade. Enfatizando as temáticas do autoconhecimento e da transformação, a peça desenvolve seu universo em meio a suspenses e aventuras.

A peça conserva as origens sombrias e poéticas dos primeiros contos de fadas e trabalha em grande medida a questão moral por meio do conflito entre bem e mal. O protagonista vivencia as travessuras do boneco no porão da casa, onde mergulha em episódios espetaculares. Os vilões Vladinóleo e Ladinóleo o seduzem para que não vá à escola, mas ao Campo dos Milagres, lugar em que o dinheiro nasce em árvores e se multiplica feito frutas. No Grande Teatro de Marionetes, Pino passa a ser uma das principais atrações, aprisionado sob o jugo do ardiloso Bonequeiro Comefogo. Já na Terra dos Brinquedos, os jovens visitantes não têm deveres, só prazeres. Como no romance de Pinóquio, o protagonista percorre uma trajetória heroica, passando por adversidades a fim de conquistar sabedoria e maturidade, necessárias para o crescimento.

A autoria do texto – que toca em muitos aspectos a narrativa do romance As Aventuras de Pinóquio, do escritor italiano Carlo Collodi – é de Marcelo Romagnoli, dramaturgo formado pela ECA/USP e três vezes ganhador do prêmio de Melhor Espetáculo concedido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte. A direção é de Johana Albuquerque, doutora pela ECA/USP, uma das realizadoras da Enciclopédia de Teatro Brasileiro do Itaú Cultural e diretora da Cia. Bendita Trupe, dedicada a produções infantis desde 2000.

Com cenografia inspirada no Teatro de Marionetes e música reverenciando clássicos do rock, a montagem apresenta figurinos coloridos, sobre os quais nós e amarras fazem alusão ao aprisionamento a que se sujeita o indivíduo ao longo da vida.

A luz, por fim, colabora para a construção da narrativa na medida em que trabalha a dualidade vivida pela personagem principal, oscilando de acordo com a casa e o cotidiano da família e o suspense do porão.

Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (usuário inscrito no Sesc e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino com comprovante).

Estão à venda pela rede IngressoSesc e, se não esgotarem até o dia da apresentação, serão vendidos na bilheteria do teatro a partir das 15h de sábado.

A duração da peça é de 50 minutos e a classificação etária é livre.
Mais informações pelo telefone 4223-8800.

Imprensa:

This website uses cookies.