X

Poliesportivo recebe dia 8 abertura de atividades do Dia Internacional da Mulher

O tema deste ano, “Mulheres da Cidade: Eu faço parte!”, foca a importância da participação feminina no desenvolvimento de políticas públicas

O Grupo Intersecretarial de Políticas Afirmativas da Prefeitura de São Bernardo do Campo organizou para março calendário especial de atividades voltadas ao Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado dia 8 (veja programação abaixo). O tema deste ano, “Mulheres da Cidade: Eu faço parte!”, visa incentivar o público feminino a continuar participando da criação de políticas públicas voltadas ao futuro da cidade.

Na abertura da programação, sábado, haverá série de ações integrativas, no Ginásio Poliesportivo (Avenida Kennedy, 1.155, entre 8h30 e 11h30), como dança coletiva, sessões de alongamento, atividades físicas, pilates e massagem. Em seguida, será realizada oficina voltada à reflexão da mulher sobre “o que é fazer parte da cidade?” Cada participante receberá uma folha na qual poderá responder quais são seus anseios em relação à cidade e também um folder com a programação do mês destinada às mulheres. O prefeito de São Bernardo participa da abertura do evento.

Saúde – A Campanha de Saúde da Mulher, com exame de Papanicolau nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de 10 a 14 de março, é outro destaque da programação. Ocorrerão ainda, ao longo do mês, atividades esportivas e culturais voltadas ao público feminino. Os centros culturais, por exemplo, apresentarão filmes em que a mulher é a principal protagonista. Veja a programação completa no site: www.saobernardo.sp.gov.br

Apesar dos avanços no País nos últimos anos em termos de políticas específicas para as mulheres, como a criação de uma rede de proteção com a Lei Maria da Penha, Márcia Barral, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), avalia que ainda há muito a ser feito. Ela destaca a importância da participação das munícipes na vida da cidade. “Esse envolvimento é fundamental, afinal é ela quem mais usa os serviços públicos, como na área da Saúde. É ela quem encaminha o filho à escola. A mulher tem um olhar mais sensível em relação aos acontecimentos do dia a dia. Esse olhar nos ajuda na construção das políticas públicas.”

A secretária aponta como um dos principais avanços da Administração em ações voltadas ao público feminino a criação, em 2011, do Centro de Referência e Apoio à Mulher Márcia Dangremon, que oferece serviços como acolhimento, atendimento social e psicológico, orientação jurídica, encaminhamentos e proteção em situações de violência.

O trabalho do Centro visa fortalecer a autoestima das mulheres, para que tenham uma vida autônoma. O órgão atua articulado com outros serviços e instituições do município e da região no enfrentamento e erradicação da violência contra a mulher. O Centro registra em média cerca de 40 novos casos/mês de maus-tratos.

De acordo com Márcia Barral, a Prefeitura trabalha agora para que São Bernardo tenha futuramente juizado específico para tornar mais ágil o trâmite de processos judiciais envolvendo a mulher. “Já tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei nesse sentido. Há vários juízes empenhados na conquista de um juizado para a cidade. No que depender do município, daremos o apoio necessário.”

A inserção da mulher no mercado de trabalho, destaca Márcia, é outra iniciativa da Prefeitura que trouxe bons resultados. Programa de capacitação da Secretaria da Educação já ajudou a encaminhar 240 profissionais para áreas da construção civil, panificação e estética.

Em São Bernardo, o Grupo Intersecretarial discute e elabora as políticas públicas voltadas não só à mulher, mas à comunidade como um todo.

Imprensa:

This website uses cookies.