X

A Cromoterapia decorando o quarto do bebê

Segundo a Cromoterapia as cores vermelho, amarelo e laranja são consideradas quentes e energéticas e as cores verde azul e índigo são consideradas cores frias e que proporcionam relaxamento, tranqüilidade e paz.

Em geral, para quartos do casal ou das crianças são recomendadas as cores frias porque proporcionam conforto, sensações de bem estar, leveza e higiene no ambiente onde as pessoas passam no mínimo oito horas do seu dia.

Com as crianças e bebês não é diferente. Em quartos infantis deve-se evitar acúmulo de desenhos e cores pois tendem a superenergizar o ambiente do quarto ativando a mente e impedindo o relaxamento necessário a noite. Se no quarto das crianças houver muitos brinquedos, o ideal é que a noite estes brinquedos sejam guardados em armários ou baús e não fiquem jogados pelo quarto.

Quanto aos bebes, até 18 meses é ideal usar tons de rosa e azul na decoração do quarto e de preferência pintar o teto do quarto do bebe em azul claro, para lhe dar sensações de paz, relaxamento e amplitude ao ambiente. Se a gravidez ou o parto foram difíceis é conveniente usar rosa na parede do quarto pois esta cor produz sensação de aconchego, lembrando o colo materno.

As cores pálidas ou os tons pastéis são aconselhados para quartos de crianças e de bebês pois estas cores produzem sensações relaxantes e calmantes, especialmente sobre crianças superativas como são as nossas crianças, atualmente.
As paredes, móveis e as roupas de cama devem ser sempre em tons claros e suaves de verdes, azuis, rosas.

O verde é a cor da cura, do equilíbrio, da higiene, da saúde, atuando especialmente sobre o sistema respiratório, portanto muito bom para crianças com resfriados constantes ou alergias respiratórias.

O azul, além de calmante e relaxante, induz a tranqüilidade e ao sono, portanto bom para bebês agitados e que tem dificuldade em pegar no sono. É muito bom colocar no quarto do bebê uma pequena lâmpada azul claro no abajur.

O rosa, cor do amor fraternal, do amor incondicional, do amor maternal, produz sensações de acolhimento, aceitação, afeto, segurança e aconchego. É suave e delicado.

É habito comum a decoração azul para meninos e a decoração rosa para meninas. Mas quando entendemos o significado real de cada cor, vemos que este é um conceito errado, pois devemos considerar o efeito real de cada cor e não os conceitos sociais que lhes foram impostos.

Atualmente é comum em quartos de meninas usar a cor violeta. Esta cor é a mais fria no espectro solar e a cor de mais alta espiritualidade não sendo portanto ideal decorar e pintar um quarto totalmente lilás ou violeta. É possível usar detalhes desta cor mas não é recomendado seu uso em todo quarto especialmente para crianças.

E quanto as cores quentes , amarelo, vermelho e laranja, são ótimas para serem usadas em ambientes sociais, onde recebemos visitas e pessoas nas nossas casas, e também podem ser usadas em salas de estudo, escritórios, bibliotecas, salas de brinquedos pois induzem ao despertar, a ter atenção, a focar num tema escolhido, ativando a mente. Não sendo portanto boas para quartos de dormir.

A Cromoterapia nos permite misturar as cores criando ambientes especiais, diferentes e aconchegantes, dando sempre um toque de originalidade a cada cômodo. Experimente, faça composições joviais, alegres e ao mesmo tempo suave para seu bebê e seus filhos.

Tina Simão: Mestre em Reiki, Taróloga, Terapeuta, Angelóloga, Escritora, Diretora do Luz Interior – terapias alternativas.

This website uses cookies.