X

Programa Mais Médicos beneficia 72 mil pessoas em São Bernardo

Município já conta com 18 dos 34 médicos solicitados ao Governo Federal

Cerca de 72 mil moradores de São Bernardo do Campo estão sendo beneficiados pelo Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Atualmente, 18 médicos contratados pelo programa do Governo Federal atuam nas equipes multiprofissionais da Estratégia de Saúde da Família do município, na qual a região abrangida pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) é dividida para que as equipes atendam número pré-determinado de famílias.

De acordo com os critérios de avaliação de cobertura do Ministério da Saúde, cada equipe de Saúde da Família tem de ser referência para grupo de até 4 mil pessoas. Com o atendimento dividido por áreas de abrangência, em um processo de territorialização, é possível estreitar o vínculo dos profissionais que compõem a Saúde da Família com os usuários e acompanhar melhor a evolução do quadro clínico dos pacientes.

O município solicitou 34 médicos ao programa federal, dos quais 18 estão integrados às equipes da cidade, que vão aumentar em abril, quando duas médicas cubanas serão designadas para as UBSs Alves Dias e Alvarenga. “Mas temos a expectativa de receber mais médicos do programa, de maneira a preencher eventuais lacunas em algumas unidades”, disse a secretária de Saúde, Odete Gialdi.

Brasileiros, cubanos e um mexicano estão entre os profissionais que trabalham em São Bernardo contratados pelo Programa Mais Médicos.

“Não tivemos nenhum problema com os médicos estrangeiros na relação com os usuários, seja quanto ao idioma ou a diferenças culturais”, destacou Odete.

A secretária disse que a Prefeitura encontra dificuldades para fixar médicos em bairros mais distantes, onde a população vive em situação de grande vulnerabilidade social, mas que os profissionais do Mais Médicos aceitam ir para as unidades periféricas porque é exatamente essa a proposta do programa federal.

Atualmente, os profissionais do Mais Médicos trabalham nas seguintes UBSs de São Bernardo: São Pedro (2), Represa (2), Orquídeas (2), Fincos (2), R. Grande (2), Pq. São Bernardo (2) e União, Nazareth, V. Marchi, Ipê, Santa Cruz e Batistini (1 cada).

Imprensa:

This website uses cookies.