X

Pio Mielo aprova leis que estimulam psicologia e pediatria nas escolas

De autoria do vereador Professor Pio Mielo (PT), as leis que instituem, em São Caetano do Sul, o estímulo à Semana Municipal de Psicologia Infantil nas Escolas (nº 1538/2013) e à Semana Municipal de Pediatria nas Escolas (nº 1536/2013) foram aprovadas por unanimidade na Câmara Municipal, na última Sessão Ordinária, terça-feira, dia 1º, em votação final.

Os projetos versam sobre ações de incentivo à presença periódica de médicos pediatras, além de psicólogos, nas escolas de ensino infantil (EMIs e EMEIs), para detectarem possíveis enfermidades ou déficits que prejudicam o aprendizado, regulamentando a portaria interministerial firmada junto ao Governo Federal para a garantia dessas ações nas instituições de ensino.

Vereador Pio Mielo


Segundo o vereador Pio Mielo, que também é professor, a presença de especialistas no ambiente escolar preenche lacuna da detecção de problemas que influenciam negativamente o aprendizado. “Nós, professores, não fomos preparados para identificar certos tipos de problemas físicos ou psicológicos nas crianças. Por isso, a presença de pediatras e psicólogos só tende a contribuir com o desenvolvimento estudantil dos alunos e potencializar seu aprendizado”, argumenta.

Em tramitação no Legislativo desde o ano passado, os projetos foram exaltados pelos demais vereadores, que valorizaram a estratégia de Pio Mielo em aliar projetos de saúde e educação, como uma das saídas para qualificar ainda mais a qualidade de vida dos estudantes.

“Temos que olhar para o futuro, pensar a cidade para os próximos 20 anos e formatá-la para receber da melhor maneira possível os nossos pequenos cidadãos. Para isso, é imprescindível agir no presente, com ousadia e responsabilidade”, ressalta Pio.

As leis devem ser publicadas no diário oficial ainda esta semana e terão 90 dias para entrarem em vigor, regulamentando o termo de compromisso entre São Caetano do Sul (Secretarias de Saúde e Educação) e União (Ministérios da Saúde e Educação) para efetivação do Programa Saúde na Escola, que atenderá 24 escolas de ensino infantil (EMIs e EMEIs) e crianças de até seis anos de idade.

“É mais uma ação do Governo Federal para ajudar São Caetano do Sul a evoluir e crescer de maneira sustentável, valorizando o desenvolvimento de uma sociedade justa, humana e solidária. Estamos de braços abertos para receber cada vez mais projetos e o nosso secretário, Mário Chekin, tem trabalhado com dedicação e foco em melhorar nossa Saúde”, finaliza Pio Mielo.

Imprensa:

This website uses cookies.