Equipamento garante à comunidade acesso à internet e outras ferramentas da informática; intenção da Prefeitura é garantir a inclusão social
Em comemoração ao aniversário de 461 anos, Santo André acaba de ganhar um Telecentro. Trata-se de um espaço com 11 computadores conectados à internet banda larga, sendo um deles o servidor. O equipamento, que funciona dentro do CIC (Centro Integrado de Cidadania), atende a comunidade dos bairros Vila Luzita, Jardim Santo André, Cata Preta, Jardim Irene e Vila João Ramalho.
O Telecentro é um espaço que realiza atividades, por meio do uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), com o objetivo de promover a inclusão digital e social da comunidade, criando oportunidade aos munícipes. Entre os cursos ministrados estão World, Excel, Internet e Sistema Operacional.
Ao todo, são quatro turmas por dia, com nove alunos cada. “As aulas são de segunda a quinta-feira. Às sextas-feiras, os computadores ficam livres para que a população possa tirar dúvidas, fazer trabalhos escolares e até mesmo utilizar redes sociais”, explica o instrutor Wallace dos Santos Martins.
Para o secretário de Segurança Pública Urbana e Comunitária, José Luis Martins Navarro, o Telecentro tem a função de inserir a população ao mundo digital. “Muitos não tem acesso as mídias digitais e hoje tudo gira em torno da internet. Esta será uma ferramenta de muita valia aos munícipes”, afirma.
O Telecentro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. O CIC fica na Rua Sigma, 300, Vila Mazei.