Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de astronomia para professores do ensino fundamental, promovido pelo Planetário e Teatro Digital Johannes Kepler, na Sabina Escola Parque do Conhecimento, e a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Instituto de Promoção do Desenvolvimento da Cidadania. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail sabina@santoandre.sp.gov.br, por meio de preenchimento de ficha de inscrição até o dia 24 de abril.
O curso Astronomia diurna: práticas para o ensino fundamental tem como objetivo aprimorar o conhecimento dos educadores, proporcionando maior segurança para lecionar os conteúdos de astronomia que são abordados na sala de aula. Com uma carga horária de 12 horas presenciais – distribuídas em seis encontros, sempre aos sábados -, a formação é composta por uma parte prática e uma teórica, na qual serão transmitidos os conceitos básicos de astronomia que envolvem a esfera celeste, a construção de um relógio de sol (gnomon), sua utilização para construção da Rosa dos Ventos, que auxilia a determinação dos pontos cardeais e das estações do ano, entre outros temas.
Os participantes receberão gratuitamente um material impresso com todos os tópicos e conteúdos que serão aplicados no curso. As aulas serão realizadas das 9h às 11h, de 26 de abril a 7 de junho.
PLANETÁRIO JOHANNES KEPLER
O espaço completa, neste mês, dois anos de atuação com a marca de mais de 73 mil visitantes que já conferiram a qualidade do espetáculo de som, imagem e informações do mais moderno planetário do País. O Planetário, localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento, é o único do Brasil a ter sistemas de projeção óptico e digital, que funcionam de forma sincronizada. O projetor de Santo André, fabricado pela empresa alemã Carl Zeiss Planetarium, modelo Starmaster SB, utiliza sofisticado sistema de automação eletromecânica, combinado com aparato óptico de qualidade sem precedentes. Com ele, as estrelas e os planetas são projetados sobre uma cúpula em formato semi-hemisférico de 18 metros de diâmetro. Sob ela, a plateia tem a ilusão de observar o céu real.