Com espetáculo infantil 2POR4, grupo une teatro e música instrumental
Você já deve ter ouvido falar no Grupo Esparrama, que acabou ganhando a simpatia do público com suas intervenções cênicas feitas a partir da janela de um dos prédios que ficam em frente ao Elevado Costa e Silva, o famoso Minhocão.
Agora o grupo chega ao Grande ABC e realiza a sua primeira apresentação na região, no dia 27 de abril, no SESC Santo André, com um espetáculo pra lá de divertido que conta a história de dois palhaços que disputam a regência de um Quarteto de Cordas.
Com o espetáculo infantil 2POR4, formado por um quarteto de cordas (dois violinos, uma viola e um violoncelo) e dois palhaços; o grupo busca uma aproximação da criança com o universo da musica instrumental.
Esse espetáculo já foi selecionado pelo projeto SESI Viagem Teatral – Arte Educação nas edições de 2013 e 2014, pelo Programa Recreio nas Férias – SESC Osasco 2013, além de ter realizado temporada no SESC Belenzinho em São Paulo e uma apresentação no SESC Santos.
Artistas do Grande ABC se apresentam em casa
Kleber Brianez e Ligia Campos, integrantes do Grupo Esparrama, possuem uma história longa e um enorme vínculo com o Grande ABC. Ligia (andreense) e Kleber (mogiano) atualmente moram em Santo André e sempre participaram das atividades e projetos da cidade e região.
Ambos são formados pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul e foram arte educadores em diversos projetos sócioculturais do ABC como o Viva Arte Viva (São Caetano do Sul), Juventude Cidadã (São Bernardo do Campo), EMIA (Santo André), Oficinas Culturais (Diadema). Juntos, eles formaram em 2005 o Operação de Riso, que pesquisa a linguagem do palhaço há mais de 10 anos e a leva para o ambiente hospitalar, unindo arte, cultura e saúde. O grupo realiza um belo trabalho de Humanização Hospitalar em vários hospitais e UBS’s, entre eles os Hospitais Marcia Braido e Maria Braido, em São Caetano do Sul.
Formaram em 2012 o Grupo Esparrama, junto com Rani Guerra e Iarlei Rangel. Este coletivo ficou muito conhecido a partir de novembro de 2013, por realizar a inusitada intervenção cênica Esparrama pela Janela na janela de um prédio em frente ao Elevado Costa e Silva, o famoso Minhocão (São Paulo). Fruto do sucesso, este espetáculo concorre em 3 categorias do Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem, maior prêmio da América Latina neste setor. e a uma categoria do Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro.
Grupo esparrama e suas janelas
Criado em 2012, o Grupo Esparrama é formado por ex-integrantes da Cia. Circo de Bonecos e pelos fundadores do Grupo Operação de Riso. A base de sua pesquisa está no estudo do palhaço e das estruturas cômicas em suas variadas expressões nas artes cênicas (rua, palco convencional, intervenções, teatro para crianças etc.).
Como resultado de suas primeiras experiências cênicas foi concebido o espetáculo 2POR4 em parceria com a maestrina Ester Freire. Também em 2013 o grupo desenvolveu seu primeiro projeto solo, o Grupo Esparrama pela Janela, intervenção cênica que aconteceu da janela de um apartamento no Minhocão (Elevado Costa e Silva). Esta proposta teve um retorno relevante da mídia e foi indicado para três categorias no Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem (Categoria Especial, Revelação – pela direção – e Sustentabilidade) e, também, para o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro.
2POR4 – Um diálogo entre música e teatro
O barulho e o ruído estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano, nos fazendo perder a capacidade para uma escuta sensível. O espetáculo 2POR4 busca sensibilizar o público para uma escuta diferenciada, a partir de um repertório já conhecido por ela (cancioneiro folclórico e trechos de obras de compositores clássicos como Mozart, Beethoven e Vivaldi).
Para tanto, o projeto apresenta instrumentos tradicionais, através de um quarteto de cordas, que é um grupo que possui um formato menor, mas que carrega nessa formação o núcleo da orquestra.
Para criar um ambiente lúdico, que proporcione uma experiência artística mais complexa, a peça é mediada por dois palhaços/maestros. Este formato, além de criar um diálogo entre duas linguagens, a cênica e a musical, permite uma estruturação dramatúrgica que envolve as crianças de forma mais orgânica no processo de fruição da obra.
Sinopse
Um Quarteto de Cordas chega para realizar mais uma de suas apresentações e é surpreendido por dois palhaços que estão disputando para decidir quem será o grande regente do dia. Durante esta competição os palhaços/maestros demonstram suas “habilidades” musicais e acabam por apresentar de forma divertida os instrumentos de um quarteto e as propriedades do som.
Serviço
2POR4 – única apresentação – 27 de abril, domingo, às 12h00 no SESC Santo André.
Na Área de Convivência. Duração – 45 minutos. Recomendação Livre. Grátis.
Direção Cênica – Kleber Brianez
Assistente de Direção– Iarlei Rangel
Direção Musical – Ester Freire
Elenco – Ligia Campos e Rani Guerra
Músicos – Quarteto 2POR4
Fotos – Sissy Eiko
Produção – Iarlei Rangel