X

Área do Terminal Eldorado será revitalizada

O prefeito de Diadema, Lauro Michels, assinou ontem (11/6), o contrato para realização de obras da Praça Ambiental (Terminal Eldorado), com o diretor da empresa de transportes coletivos MobiBrasil, Manoel Marinho e a Dicassa Engenharia, no auditório do Paço Municipal, em evento que contou com a presença do secretário de Transportes, José Carlos Gonçalves, da secretária de Meio Ambiente, Denise Ventrici, e do vereador, Luis Paulo, entre outras autoridades.

Hoje, 11 de junho estão sendo iniciadas as obras de revitalização da área ocupada pelo Terminal Eldorado, que será transformada em Praça Ambiental. As intervenções preveem remoção de piso e calçamento do terminal; construção de duas novas paradas de ônibus; revitalização de área com plantio de 875 mudas de árvores nativas e frutíferas; parque linear cercado com pista de caminhada em pedrisco, playground e praça de descanso em piso intertravado, além de quadra de areia para esportes.

“Os moradores vão ganhar um parque linear com área de convivência arborizada e pista de caminhada. Este contrato representa o compromisso da empresa com o município”, comentou Lauro Michels.

A empresa MobiBrasil será responsável pela execução da obra no valor de R$1,25 milhão, compromisso assumido devido à compensação ambiental. “Até o final do ano as obras da Praça serão concluídas, é o nosso compromisso com o meio ambiente”, comentou o diretor da MobiBrasil, explicando que os trabalhos deverão durar cerca de 270 dias.

De acordo com o secretário de Transportes, José Carlos Gonçalves, o Terminal Eldorado, com essa intervenção, deixa de existir. “O problema desse terminal, que já dura mais de 12 anos, será revertido com essa intervenção. Teremos duas plataformas por onde passarão os ônibus, mas não mais um terminal, e sim uma praça ambiental, que trará mais qualidade de vida à população”.
O prefeito falou ainda da preocupação com as 30 famílias que residem nas proximidades da área: “A Cetesb está muito resistente com relação a essas famílias. Tanto que tivemos de desmembrar o projeto para conseguir aprovação da praça, mas estamos lutando para regularizar a situação dessas pessoas”, comentou.

O Terminal Eldorado foi construído em uma Área de Preservação Permanente (APP) e foi embargado pelo Ministério Público. Após intenso trabalho das secretarias de Transportes, Obras e Meio Ambiente foi conseguida uma licença ambiental da área para que a Praça Ambiental virasse uma realidade.

A Praça ocupará área total de 12.321 m2, com parte permeável de 8.043 m2.

Imprensa:

This website uses cookies.