X

Santo André adquire Equipamentos de Proteção Individual para a GCM

Escudos, capacetes, joelheiras, cotoveleiras e cassetetes foram comprados para proteção dos agentes em situações de distúrbios

A Prefeitura de Santo André acaba de adquirir mais EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para a GCM (Guarda Civil Municipal). Os equipamentos são utilizados em situações de CDC (Controle de Distúrbio Civil) e serão ferramenta de proteção em dias de eventos especiais, como nos jogos do Brasil no Mundial de Futebol, já que o Paço está recebendo o evento Torcida Santo André, com público superior a 10 mil pessoas, além de coibir possíveis manifestações futuras que possuam conotações violentas.

Ao todo, foram comprados 30 escudos antitumulto, 40 capacetes, 40 cassetetes, 40 pares de joelheiras e 40 pares de cotoveleiras. O valor total dos equipamentos foi de R$ 35 mil. “A aquisição destes equipamentos estava planejada. São materiais necessários para que possamos manter a integridade física dos integrantes da guarda”, afirma o secretário de Segurança Urbana e Comunitária, José Luís Martins Navarro.

Na última semana, o comandante da GCM, Edson de Lima Oliveira, fez uma revisão dos conceitos táticos de CDC aos integrantes da Romo (Rondas com Motocicletas), no Centro de Formação. “Foram reiteradas técnicas no que diz respeito às formações básicas, defensivas e ofensivas em controle de distúrbios. O objetivo é minimizar os riscos e efeitos de uma intervenção tática em áreas de conflitos, visando, primordialmente, direcionar as ações a manifestantes violentos. Caso seja necessária a ação, os integrantes da Romo estarão aptos a dispersar pessoas mal intencionadas que se misturam aos legítimos manifestantes com o intuito de depredar o patrimônio público”, explica.

Imprensa:

This website uses cookies.