X

Teatro para a Primeira Infância comemora sucesso do projeto em São Bernardo

Todos os estudantes da rede de ensino do município em idade de creche serão contemplados com os espetáculos

Em São Bernardo do Campo, o projeto Teatro para a Primeira Infância, implementado desde abril pela Secretaria de Educação, vai contemplar todos os cerca de 9,3 mil alunos da rede municipal em idade de creche. Essa iniciativa é pioneira no Brasil e propõe, para os alunos de seis meses a 3 anos, a oportunidade de assistir a uma peça teatral; e aos professores, equipes gestoras e auxiliares de educação dessas turmas, workshop sobre o tema proposto.

Foto: Raquel Toth


O espetáculo “Meu Jardim”, especialmente preparado para o público de 0 a 3 anos, com música ao vivo, exploração sensorial e linguagem poética, fala de um viajante que resolve fazer um jardim. No desenvolvimento da peça, provoca um jogo, que envolve a plateia dos pequenos como parte da cena.

“Essas apresentações são importantes porque são totalmente de cunho pedagógico e têm papel fundamental na formação da sensibilidade dos nossos alunos. As reações são totalmente distintas, pois cada um reage de forma diferente ao interagir com o som, luz, vozes, cenário e música”, destaca a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) José Carlos Preto, unidade que já recebeu apresentações do espetáculo teatral “Meu Jardim”.

A ação também é inovadora, pois traz pela primeira vez o universo do teatro para alunos em idade de creche de uma rede municipal de ensino. De acordo com a Secretaria de Educação de SBC, todas as unidades escolares que atendem crianças entre seis meses e 3 anos vão receber no seu espaço educacional uma peça teatral capaz de garantir mais possibilidades e cidadania cultural para esta faixa etária. Serão atendidas no projeto as turmas de berçário inicial e final, além do infantil I e II.

“Buscar a comunicação com crianças em idade de creche é muito desafiador. Nos surpreendemos sempre com elas. A interação que desenvolvemos é algo incrível”, ressalta o diretor, Luiz André.

Imprensa:

This website uses cookies.