O Professor Pio Mielo (PT), eleito melhor vereador de São Caetano do Sul em 2013 pelo apartidário Movimento Voto Consciente, teve pedido de licença aprovado na Câmara Municipal de São Caetano do Sul, para o segundo semestre, na Sessão Ordinária desta terça-feira, 24. O primeiro suplente do Partido dos Trabalhadores, Ricardo Rios, assumirá o posto de 1º a 31 de agosto. Pio Mielo reassume em 1º de setembro.
Segundo o vereador, vários fatores foram fundamentais nesta tomada de decisão. “Tenho trabalhado por nossa São Caetano do Sul diuturnamente durante quase 20 meses seguidos. Quem acompanha nosso trabalho sabe disso. Entretanto, precisarei me dedicar exclusivamente a alguns projetos de qualificação profissional, além de maior liberdade para fazer política na esfera eleitoral”, explica o professor, que finalizará, durante sua licença, seu pré-projeto de mestrado em Educação e Políticas Públicas.
“Não posso me esquecer, também, que se não fosse a votação dos meus companheiros de chapa, eu não estaria eleito, pois o sistema eleitoral brasileiro, nos pleitos proporcionais, estabelece a contagem através da fórmula de coeficiente eleitoral. Portanto, é meu dever dar espaço para a suplência contribuir com São Caetano do Sul e seu eleitorado”, afirma Pio Mielo.
Ricardo Rios é engenheiro, suplente de vereador, ex-presidente do PT São Caetano e atual vice da sigla, tendo disputado anteriormente três eleições. Ele assumirá a vereança pela primeira vez entre os dias 1º e 31 de agosto. Entretanto, como sugere o regimento interno da Câmara Municipal, a primeira secretaria da mesa diretora, que tem Pio Mielo em sua cadeira, será preenchida pelo segundo secretário da casa.
Além de projetos na área educacional e políticas públicas, Pio terá papel importante na coordenação regional das campanhas eleitorais deste ano, auxiliando Luiz Fernando Teixeira, que buscará vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo, Paulo Teixeira, que tentará sua reeleição à Câmara dos Deputados, Eduardo Suplicy, ao Senado, e Alexandre Padilha, ao Governo do Estado, além de Dilma Rousseff, à Presidência.
“Mesmo assim, não me afastarei da cidade. Nasci, cresci, fui criado e formei minha família em nossa São Caetano do Sul. Seguirei minha rotina normalmente, porém, dedicando mais tempo a esses outros projetos”, conclui Pio Mielo, que manterá em atividade seus canais diretos de comunicação com amigos, eleitores, alunos e simpatizantes do mandato.