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Santo André instala mão única em seis vias para melhorar fluidez no tráfego

O Departamento de Engenharia de Tráfego de Santo André, deu continuidade às intervenções do Programa de Ação Imediata no Trânsito com mais seis alterações nas vias da cidade. No bairro Campestre foi executada, mão única na Rua Vitória Régia, entre a Alameda Campestre e a Rua Porto Carrero. Na quarta-feira (9), a Rua Uruguaiana, na Vila Alzira, também tiveram sentido único de direção entre a Rua Equador e a Avenida Santos Dumont. O mesmo ocorre com a Rua Equador, entre as ruas Alzira e Uruguaiana, além da Manoel Vaz, Sete de Setembro e Rua Sargento Cid.

O DET fará intervenções no quadrilátero na Rua Coronel Seabra, que permanece com mão dupla de deslocamento. Uma alteração, entretanto, refere-se ao tráfego de ônibus no trecho entre as ruas Equador e Tancredo do Amaral, permitido apenas neste trecho. Com isso, o tráfego de veículos vindos da Rua Coronel Seabra e Rua Carijós será direcionado para a Rua Uruguaiana. Um semáforo instalado na Avenida Santos Dumont com a Rua Uruguaiana será ligado ainda nesta semana.

Agentes do DET permanecerão nos cruzamentos da Rua Coronel Seabra, com as ruas Equador, Sargento Cid e Sete de Setembro, orientando os motoristas que circulam pela região e garantindo as orientações necessárias após as mudanças promovidas pelo PAIT.

PRESTES MAIA

Outra ação concluída foi a remoção do semáforo localizado na Avenida Prestes Maia, próximo da recém-inaugurada passarela Tainá Teixeira da Silva, que faz divisa com a cidade de São Bernardo do Campo. A existência deste semáforo causava gargalos no tráfego da via, principalmente em horários de pico. As intervenções da Avenida Lions, que melhoraram o tráfego nas divisas, proporcionarão, em média, ganhos entre 15% e 20%, o tempo de viagem.

ALTERAÇÕES

O PAIT também atuou na construção de travessia elevada (lombofaixa), próximo a entrada do Parque Central, na Rua José Bonifácio, e promoveu alterações no sentido de via nas ruas Coronel Ortiz, João Leda e Siqueira Campos. A Coronel Ortiz, entre a Alfredo Fláquer e Gertrudes de Lima, teve inversão de mão e proibição de estacionamento dos dois lados da via (de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h). Na Rua João Leda foi implantada mão dupla com proibição de estacionamento na via, e na Siqueira Campos, entre a Avenida João Ramalho e Rua Santo André, instituída a proibição de estacionamento na aproximação do cruzamento.

RESULTADOS

Com todas as ações do PAIT, a reordenação do trânsito e maior oferta de vagas de Zona Azul, avanço de calçadas, instalação de novos semáforos, placas de sinalização, sinalização horizontal e vertical e proibições de estacionamento, a redução de tempo no tráfego diminuiu, em média, 10% no deslocamento dos motoristas nas vias atingidas. Na primeira fase do programa estão previstas 45 alterações de mão única. Para a segunda, outras 28.
Para o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, as mudanças focadas no re-ordenamento do tráfego proporcionam ganhos significativos para o tráfego em pontos estratégicos da cidade. “Esperamos atingir com o PAIT, a redução no tempo de deslocamento dos motoristas em nossa cidade. Essa diminuição está estimada entre 10% e 25%, meta arrojada e signifi-cativa”, pontuou o secretário.

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