Pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha na última quinta-feira (17) indicou empate técnico no segundo turno da eleição presidencial entre o candidato da coligação Muda Brasil, Aécio Neves, e a presidente Dilma Rousseff, candidata pelo PT. O resultado consolida a tendência de crescimento de Aécio nas últimas pesquisas.
A intenção de votos de Aécio no segundo turno subiu para 40%, ante 39% registrados na pesquisa divulgada em 3 de julho, enquanto Dilma recuou de 46% para 44%, de acordo com o levantamento encomendado pela TV Globo e pelo jornal Folha de São Paulo.
No primeiro turno, Aécio manteve o mesmo percentual da pesquisa anterior, de 20%. Dilma recuou de 38%, no levantamento anterior, para 36%.
“É mais uma pesquisa que aponta na direção de que teremos segundo turno. Quanto mais ando pelo Brasil me convenço de que o sentimento de mudança prevalecerá. É hora de trabalharmos e apresentarmos nossas propostas para que os brasileiros tomem a melhor decisão”, declarou Aécio.
Os entrevistados também responderam sobre o desempenho do governo federal. A avaliação de ótimo e bom caiu de 35%, na primeira semana de julho, para 32%, agora. Entre os que acham o governo atual ruim e péssimo, houve um crescimento de 26% para 29%. O percentual de eleitores que consideram o governo regular se manteve em 38%.
O Datafolha ouviu 5.377 pessoas entre os dias 15 e 16 de julho. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.