X

Projeto Planeta Leitura começa em Santo André

Iniciativa da Secretaria de Educação forma novos leitores por meio da capacitação de professores e de um acervo para cada aluno da rede municipal; estudantes receberão kit com oito livros

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Educação, lançou na última quarta-feira (30), no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, o projeto Planeta Leitura para a formação de pequenos leitores nas escolas da rede municipal de ensino. A ação tem foco na formação de professores, por meio de oficinas e também na criação de um acervo individual para os estudantes com livros fornecidos pela Prefeitura. “A média de leitura do estudante brasileiro é de dois livros por ano. Precisamos aumentar este número, despertando o gosto pela leitura”, afirmou o secretário de Educação, Gilmar Silvério. Cada aluno da rede municipal do 2º ao 5º anos do ensino fundamental vai receber um kit com oito títulos da literatura infantil.

A abertura do projeto deu a largada para o programa de formação de professores no projeto Planeta Leitura, com palestra do Secretário de Educação, professor Gilmar Silvério, entregou primeiro kit de livros a aluno da redepremiado escritor Ilan Brenman, vencedor do prêmio pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil) de Melhor Livro pra Criança de 2011, que abordou o tema “A importância da literatura na formação dos alunos”. Além disso, na cerimônia, foi feita a entrega simbólica dos kits para os alunos de todas as séries, incluindo os alunos da educação infantil para a qual foi desenvolvido um projeto específico. “O acervo dos livros do projeto está organizado em maletas que contêm um conjunto de obras escolhido por uma criteriosa seleção que privilegia textos desafiadores, com ilustrações de qualidade, escritas por autores renomados, de modo que os alunos tenham acesso a variadas leituras”, explica a coordenadora de formação permanente dos profissionais da educação, Marisa Peres. A unidade escolar receberá ainda os livros do coordenador e professores.

A ideia é que a iniciativa ajude equipes escolares a identificar e refletir sobre as atuais práticas ou dar opções de novas e diferenciadas ações para incentivar a leitura. A programação de oficinas para os profissionais inclui temas como Concepções acerca da formação do leitor literário, Leitura em voz alta feita pelo professor/leitura compartilhada, roda de biblioteca, conversas literárias, e Clube de leitores: formação de agentes comunitários de leitura. “- O objetivo do projeto não é apenas entregar os livros para as crianças, mas qualificar professores e familiares para a formação de leitores críticos e competentes” – acrescentou Marisa.

Imprensa:

This website uses cookies.