Nova galeria de águas pluviais nas ruas Colúmbia, Argentina e Polônia reduz risco de alagamentos, beneficiando diretamente 2.500 moradores
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou neste mês a construção de uma nova galeria de águas pluviais no Parque das Nações, que vai melhorar o escoamento de águas de chuva e reduzir o risco de alagamentos na região. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em dezembro, beneficiando diretamente 2.500 moradores. O investimento é de R$ 2 milhões.
A galeria, de 435 metros, passará pelas ruas Colúmbia, Argentina e Polônia, com tubulações com diâmetro que variam de 500 a 1.500 milímetros. As obras começaram pela rua Colúmbia, região mais próxima (a jusante) do ribeirão Jundiaí, com a implantação das tubulações mais largas. O trecho está interditado. Faixas e placas foram colocadas no local para informar e orientar moradores e motoristas.
Ao longo dos trabalhos, a galeria será implantada nas ruas Argentina e Polônia, permitindo a captação das águas de chuva que correm pelas sarjetas e evitando que elas se concentrem em pontos mais baixos da região.
Além do Parque das Nações, também serão beneficiados os moradores do Jardim Santo Antônio e da Vila Francisco Matarazzo. A obra foi projetada a partir da solicitação dos próprios moradores, que sentiam a necessidade de melhorias no sistema de drenagem da região.
O projeto contempla, além da galeria, bocas de lobo, poços de visita para inspeção e quebra de velocidade das águas e reposição do asfalto.