Evento que ocorrerá nos dias 6 e 7 de agosto, no Teatro Municipal de Mauá, receberá gestores que acompanharam de perto a implantação do sistema de gestão de resíduos sólidos de Portugal, considerado referência mundial.
O Simpósio Internacional de Resíduos Sólidos, que acontecerá nos dias 6 e 7 de agosto, no Teatro Municipal de Mauá, contará com a presença de dois especialistas portugueses, país que hoje é considerado referência na implantação de políticas de gestão de resíduos sólidos. Os convidados são engenheiro Carlos Manuel Martins, que participou da implantação do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos de Portugal (PERSU), e o engenheiro Mário Russo, que faz parte do programa de certificação da ISWA, sigla em inglês para Associação Internacional de Resíduos Sólidos, uma organização sem fins lucrativos, que tem o propósito de promover a gestão de resíduos em nível internacional de forma sustentável por meio de princípios científicos, econômicos e sociais.
Os palestrantes estarão presentes nos oito painéis do Simpósio, dividindo com os demais participantes e o público os desafios de implantar um sistema de gestão de resíduos sólidos em Portugal. No país, além das operações de coleta e de transbordo, dos aterros sanitários e das usinas de geração de energia, existe uma organizada estrutura para reciclagem, com unidades de triagem de materiais, logística dos fluxos específicos de resíduos e unidades de compostagem da fração orgânica do lixo. O governo ainda investe no desenvolvimento de pesquisas sobre novas tecnologias que possam aprimorar a dinâmica e sustentabilidade do sistema, consequentemente, garantindo qualidade de vida e preservação do meio ambiente.Confira a programação do Simpósio Internacional de Resíduos Sólidos: http://simposioresiduosabc.com.br/programacao/