O Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André iniciou neste mês a implantação de uma galeria de águas pluviais na rua das Orquídeas, na Vila Marina. O objetivo é melhorar o atual escoamento das águas superficiais na via, reduzindo os riscos de alagamentos na região. Os serviços no local serão entregues em cerca de 120 dias e vão beneficiar 2.500 moradores diretamente. O investimento é de aproximadamente R$ 900 mil.
“Este serviço propiciará uma sensível melhora no sistema de drenagem da rua das Orquídeas e vias adjacentes”, explica o diretor assistente do Departamento de Manutenção e Operação (DMO) do Semasa, Milton Joseph.
A construção da galeria de águas pluviais foi projetada a partir de uma solicitação dos moradores do bairro. O projeto prevê a implantação de tubulações entre 500 e 1.000 milímetros ao longo de 300 metros da rua das Orquídeas, entre a rua das Azaleias e o córrego Apiaí. Além da galeria, o projeto contempla bocas de lobo, poços de visita para inspeção e quebra de velocidade das águas e reposição do asfalto.
Para a realização dos trabalhos, a rua das Orquídeas foi interditada, sendo permitido apenas o trânsito local. Faixas e placas de sinalização orientam o motorista.