X

Pio Mielo quer criação de cooperativa de coleta seletiva que integre catadores

O vereador professor Pio Mielo (PT) abriu a discussão sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos Urbanos, no início desse ano, ao protocolar indicação ao prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro, solicitando a criação de cooperativa de coleta seletiva que integre e inclua os catadores na política municipal de valorização dos resíduos sólidos urbanos.

Essa questão foi amplamente discutida no começo de agosto por causa do término do prazo do fechamento dos lixões a céu aberto, imposto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada há quatro anos pelo então presidente Lula. No período, também, foi realizado, em Mauá, o Simpósio Internacional de Resíduos Sólidos Urbanos, promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, com organização da Prefeitura de Mauá e da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.


“Indiquei ao prefeito Paulo Pinheiro a criação de um espaço que forme profissionais aptos a desenvolver ações de preservação ao meio ambiente e propicie mais qualidade de vida em nossa cidade, a partir das premissas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos Urbanos.”, afirma o vereador professor Pio Mielo. “Veja o exemplo de São Bernardo, que tem política municipal de sustentabilidade modelo, a partir da ótima iniciativa do prefeito Luiz Marinho e do secretário de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli. Temos de seguir o exemplo”, completa.

Para o parlamentar, essas medidas permitirão à administração municipal desenvolver ações de valorização dos resíduos sólidos, incentivando a separação adequada do lixo, especialmente o doméstico. Além disso, é uma oportunidade de criar novos postos de trabalho, promovendo a distribuição de renda pela atenuação do índice de desemprego na cidade.

“O Simpósio nos mostrou que é possível incluir e integrar os catadores na política de gestão dos resíduos sólidos, apoiando cooperativas regularizadas. Além de contribuir com a melhora do meio ambiente, os catadores também podem ajudar na conscientização da sociedade, ensinando-os a fazer a triagem corretamente”, complementa.

Pio Mielo, inclusive, enviou ofício aos organizadores do Simpósio Internacional de Resíduos Sólidos Urbanos parabenizando-os pela iniciativa. “A região do ABC, por meio do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, sempre está à frente das discussões, mesmo que sejam polêmicas. Era preciso mostrar que o ABC está empenhado em encontrar uma solução conjunta para essa questão”, finaliza.

Imprensa:

This website uses cookies.